Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Vento frio de origem polar alivia calorão em Cuiabá

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Cuiabá (MT), por Ivan Silva

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Cuiabá (MT), por  de Ivan Silva

 

Cuiabá, capital de Mato Grosso, registrou a segunda tarde mais quente de 2021 nesta terça-feira, 10 de agosto. Pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de 38,8°C. O recorde de calor para este ano é de 39°C, no dia 8 de janeiro. Mas a entrada do ar frio de origem polar no meio do da tarde de ontem começou a aliviar o calorão.

 

 

Frente fria


O vento frio está associado a passagem de uma frente fria que provoca apenas alguma nebulosidade e a queda da temperatura, mas sem chuva. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a última chuva registrada em Cuiabá foi entre os dias 10 e 11 de junho, mas foi o único registro de chuva naquele mês. Em maio de 2021, Cuiabá também só teve um único momento de chuva que foi entre os dias 23 e 24 de maio. Na prática, Cuiabá está sem chuva relevante desde o dia 3 de abril quando choveu 30 mm. Ao longo do mês de abril,  Cuiabá teve outros eventos de chuva, mas sempre muito fracos, com acumulados diários abaixo de 10 mm.

 

A secura do solo e do ar aumentam o risco de propagação de incêndios florestais

 

Menos calor


O vento frio de origem polar influencia Cuiabá e  todo o oeste e o sul de Mato Grosso durante esta quarta-feira, 11 de agosto, mantendo a temperatura em níveis mais agradáveis. 


A região de Rondonópolis e Cáceres também sentem a queda da temperatura provocada pela passagem do ar frio. Mas o alívio do calor será por poucos dias, pois a temperatura tende a subir novamente a partir da quinta-feira e volta para marcas entre 36°C e 38°C no fim de semana.


Ar frio em Mato Grosso do Sul


Esta nova frente fria que avança pelo centro-sul do Brasil também aliviou o calor em Mato Grosso do Sul. Após o calor em torno de 32°C na tarde de ontem, a temperatura em Campo Grande não deve passar dos 27°C nesta quarta-feira. 


O alívio do calor é sentido em todo estado, mas esta a frente fria consegue apenas provocar aumento de nebulosidade sobre o Mato Grosso do Sul. Infelizmente não há expectativa de chuva desta vez. Algumas áreas no extremo sul de Mato Grosso do Sul na região de Ponta Porã, Bela Vista,  Sete Quedas ficam com céu nublado ao longo do desta quarta-feira e podem ter algum chuvisco. Durante a quinta e a sexta-feira 13, o sul de Mato Grosso do Sul ainda terá muitas nuvens mas não há expectativa de chuva.

 

A temperatura volta a subir em Mato Grosso do Sul já a partir da quinta-feira com marcas em torno dos 30°C em Campo Grande.

 


Ar seco e quente predomina no Centro-Oeste


A passagem dessa nova frente fria não tem efeito nas demais áreas da região centro-oeste do Brasil. O calor e o ar seco continuam a predominar no restante da semana sobre a maioria das áreas de Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal. Não há expectativa de chuva pelo menos até o próximo domingo.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias