Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Próxima semana será quente e seca em SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: São Paulo (SP), por Bruna Picarelli

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Paulo (SP), por Bruna Picarelli

 

A frente fria que avançou pelo Brasil nesta semana derrubou as temperaturas no sul e leste de São Paulo. No entanto, esse frio não vai durar muito tempo. A Climatempo prevê que a próxima será marcada por temperaturas acima da média na capital paulista e em muitos outros municípios.

 

Umidade e ar frio

A frente fria se afasta para o oceano já nesta quinta-feira, mas até o início da próxima semana o tempo vai continuar úmido nas áreas que ficam no sul e leste do estado. 

 

O litoral ainda fica com predomínio de céu nublado e pode chover até o sábado. No domingo, apesar das nuvens, a chance de chuva diminui, e na segunda volta a chover fraco, mas já com aberturas de sol. 

 

No interior, as nuvens se espalham ainda sobre o Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, e em cidades como Sorocaba, Jundiaí, Avaré, Itapetininga e Campinas. Não dá para descartar alguns chuviscos na sexta-feira. O sábado e o domingo seguem com muitas nuvens, mas sem chuva. Na segunda-feira tem possibilidade de chuva no Vale do Ribeira e no Vale do Paraíba, mas é pouca chuva e que não acumula grande volumes.

 

Na Grande SP a sexta-feira ainda pode ter alguns períodos de chuva fraca e o céu fica cheio de nuvens. A sensação é de frio. Do sábado em diante o sol aparece mais e esquenta aos poucos. Na segunda-feira até pode chover de forma isolada, mas é pouca chuva. O sol vai aparecer.

 

SP com calor e ar mais seco

Ao longo da próxima semana não há expectativa de novas frentes frias, então não há previsão da entrada de ar polar neste período. Com isso, o ar quente do interior do país entra mais sobre São Paulo e as temperaturas entram em elevação. Os meteorologistas avisam que as temperaturas tendem a ficar bem acima da média para esta época do ano, inclusive na capital.

 

No mês de agosto, a média de temperatura máxima na capital é em torno de 24°C, mas é comum que valores mais altos já comecem a ser observados em alguns dias. E é justamente isso que vai acontecer. Entre terça e sexta-feira, a máximas devem ficar em torno dos 30°C na cidade de São Paulo. A segunda quinzena de agosto vai começar bem quente para os padrões deste período. Sem chuva por vários dias, a umidade relativa do ar também entra em declínio.

 

No interior, as máximas passam dos 30°C, principalmente em cidades do centro-norte e oeste do estado, e no litoral entre quarta e quinta as máximas ficam próximas dos 30°C também.

 

Confira a média de temperatura máxima prevista entre quarta(18) e sexta(20):

 

6 (2)

 

7 (2)

 

8 (2)

 

 

Queimadas

É importante ficar atento com as queimadas no interior. A falta de chuva prolongada deixa o ar seco e o solo também. Essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo. Por isso, não apenas o tempo seco, mas a situação de vegetação ressecada facilita a propagação do fogo.

 

Entenda: Apesar de chuva na capital, interior de SP pega fogo

 

Fim de semana

Para o próximo fim de semana, os modelos meteorológicos ainda oscilam bastante. É possível que uma nova frente fria chegue ao Sudeste, mas ainda não é confirmado. Por isso, continue atento ao site da Climatempo! 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias