Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Antártica: a mãe das frentes frias

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A expressão "frente fria" é uma das mais comuns e  frequentes nas informações sobre as condições do tempo que se ouve e vê na televisão, no rádio e pela internet, feita por um meteorologista ou por uma apresentadora de boletins da previsão do tempo.

 

As perguntas "De onde veio a frente fria?" e "O que é uma frente fria?" estão entre campeãs que são feitas a um meteorologista.

 

As frentes frias nascem nas áreas geladas do planeta. No Hemisfério Norte, as massas de frio ficam estocadas no Ártico, no Canadá, na Sibéria. No Hemisfério Sul é na Antártica que o ar gelado se acumula, mas periodicamente solta as bolhas frias, as massas de ar frio de origem polar de que falam os meteorologistas.

 

No Hemisfério Sul, a Antártica é a mãe das frentes frias que levam essas bolhas de ar frio para a Austrália, para a América do Sul, para sul da África. 

 

Mas o que acontece na Antártica? Você já imaginou ir para Antártica? Como se faz previsão do tempo, previsão de frente fria por lá, com ventos que podem chegar frequentemente aos 100 km/h?

 

Para conhecer um pouco do que a meteorologia antártica, o podcast O Clima entre Nós conversou com Ana Cristina Palmeira, meteorologista de formação e professora da Universidade Federal do Rio De Janeiro. Atualmente ela se dedica a estudar processos dinâmicos e termodinâmicos da escala  de tempo em regiões marítimas, com ênfase na região da Antártica. 

 

Você vai ouvir uma meteorologista que conheceu frentes frias "fresquinhas", que acabaram de nascer, já com ciclone e ventania.  Com emoção e respeito, ela nos conta um pouco sobre a Antártica, a maior reserva de água doce do nosso planeta, um fascinante, desafiador e inspirador lugar.

 

No site da Climatempo, você encontra outros interessantes podcasts do O Clima entre Nós, que também está disponível nas principais plataformas de áudio e no youtube.

 

Boa escuta!

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias