Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chove forte no Norte do país com risco para temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

3 min de leitura

Oferecido por

Instabilidades tropicais e a combinação típica entre calor e umidade, favorecem a formação de nuvens carregadas e mantém a condição de chuva, que pode ocorrer de moderada a forte intensidade, em áreas do Norte do país ao longo dos próximos dias.

 

Nesta quarta-feira (18), o sol aparece e as pancadas de chuva se concentram a partir da tarde entre o norte de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará. Essa chuva pode vir acompanhada por rajadas de vento e raios, com volumes mais expressivos entre o oeste do Amazonas e Roraima, onde os acumulados podem chegar aos 50mm, e não se descarta o risco para temporais. 

 

Chuva aumenta sobre o norte do Pará a partir de quinta-feira 

 

A chuva não cessa no final da semana. Na quinta-feira (19) também são esperados acumulados em torno dos 50mm sobre o norte do Amazonas e até 30mm de chuva em Roraima. Nas demais áreas, o sol aparece e chove entre a tarde e à noite, com trovoadas e rajadas de vento. 

 

Leia também: Mudanças climáticas e o impacto no Agronegócio 

 

A partir da sexta-feira (20), a chuva se intensifica sobre o norte do Pará, o que incluí a região de Belém, e são esperados até 30mm de chuva na capital paraense, onde já choveu mais do que o esperado para todo o mês. Em Boa Vista (RR) as pancadas podem ocorrer a qualquer hora e o tempo fica mais encoberto. 

 

Tempo firme e seco entre Rondônia, sul do Pará e Tocantins

 

Em contrapartida, no Tocantins, centro-sul do Pará e sul de Rondônia o tempo segue muito firme, com predomínio de sol, pouca nebulosidade e baixa umidade relativa do ar. Uma massa de ar seco impede a formação de nuvens carregadas, e ainda não tem previsão do retorno da chuva para estas áreas.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias