Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Várias capitais podem ter recorde de calor nesta quinta-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Porto Alegre (RS), por Vanessa Gehn

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Porto Alegre (RS), por Vanessa Gehn

 

Sem nenhuma previsão de passagem de ventos frescos nesta quinta-feira,  o Brasil vai esquentar mais e várias capitais podem ter recorde de calor para o ano de 2021. Mesmo sem chance de recorde, algumas capitais do centro-sul do país vão sentir um calor atípico para agosto.

 

Possibilidade de novo recorde de calor em Cuiabá nesta quinta-feira, 19, não está descartada. A temperatura máxima registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Cuiabá, às 15 horas (Brasília) desta quarta-feira, 18 de agosto, foi de 40,1°C, mas na reavaliação das 21 horas, a máxima foi de 40,2°C, igualando o recorde de calor registrado em  17 de agosto.

 

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, também pode ter outro recorde de calor nesta quinta-feira.  A temperatura máxima nesta quarta-feira foi de 36,5°C e o recorde de calor para  2021 é de 36,8°C, registrado em 17 de agosto, de acordo com o INMET.

 

São Paulo não tem chance de bater recorde de calor, mas a tarde desta quinta-feira, 198, poderá ficar entre as cinco mais quentes do ano até agora. A máxima na tarde da quarta-feira foi de 31,3°C . Foi a maior temperatura registrada pelo INMET no Mirante de Santana desde o dia 29 de março, quando a máxima foi de 32,0°C. O recorde atual de calor para este ano é de 34,1°C, em 30 de janeiro.

 

Curitiba, também não deve bater o recorde de calor para este ano nesta quinta-feira, mas a capital do Paraná poderá ter a tarde mais quente desde o fim de março. A previsão é de que a temperatura atinja a marca dos 30°C e a última vez que isto ocorreu, pela medição automática do INMET foi em 27 de março, quando a temperatura chegou aos 30,4°C. O recorde de calor em Curitiba em 2021 até agora é de 32,0°C em 23 de fevereiro.

 

Porto Alegre é outra capital que deve ter uma tarde excepcionalmente quente nesta quinta-feira. Se a previsão se confirmar, a tarde desta quinta-feira, 19, será a mais quente desde o dia 11 de abril, quando a temperatura chegou aos 34,3°C, de acordo com o INMET. O recorde de calor na capital gaúcha este ano é de 38,4°C, em 11 de janeiro.

 

No Nordeste, Teresina, capital do Piauí, é candidata a bater novamente o recorde de calor para o ano de 2021, pelo segundo dia consecutivo. A temperatura máxima nesta quarta-feira, 18, foi de 36,6°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O recorde anterior de maior temperatura neste ano era de 36,5°C, em 12 de agosto

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias