Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Umidade abaixo de 12% no Centro-Oeste do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock


O ar seco segue ganhando força no interior do país e a falta de chuva significativa ascende o alerta para a saúde na Região.

 

Baixa umidade do ar no inverno pode prejudicar sua saúde

 

O sol predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. Os dias tem sido marcado por calor intenso, tempo quente e seco na maior parte do Brasil, apesar de ainda ser inverno.

 

E essa massa de ar quente não traz apenas o calor. A baixa qualidade do ar, relacionada à alta concentração de poluentes em suspensão na atmosfera, o alto risco de queimadas e os baixos valores de umidade relativa do ar.

 

Extremos de umidade relativa do ar

 

O pior cenário é o do Centro-Oeste, onde todas as capitais, com exceção do Distrito Federal, registraram na tarde de hoje, valores de umidade abaixo dos 20%.  O destaque maior é Cuiabá (MT), que teve índices próximo aos 12%, semelhantes aos registrados em deserto.

 

 

A capital Cuiabá (MT) registrou temperaturas altas na última quinta-feira (19), ficando em torno dos 39,2°C.

 


A previsão do tempo não traz boas notícias para aliviar este problema de tempo seco!

 

O sol segue predominando por todas as áreas da Região. Nos próximos dias, o sol aparece entre poucas nuvens e a chuva acontece de forma muito isolada e irregular apenas sobre áreas do noroeste de Mato Grosso e extremo sul de Mato Grosso do Sul.   

 

Até temos uma frente fria na Região Sul do Brasil, mas os ventos no alto da atmosfera fazem com que ela seja desviada para o oceano, o que agrava a condição de calor e baixos valores de umidade do ar.


As primeiras pancadas de chuva mais expressivas devem ocorrer na primavera, ou seja, só na última semana de setembro na Região.

 

 

 

Veja também: Onda de calor persiste sobre o Brasil nos próximos dias

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias