Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio Grande do Sul em perigo para tempestades

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

4 min de leitura

Oferecido por

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

 

A circulação de ventos na média atmosfera e os ventos marítimos em superfície ajudam a deixar o tempo instável no Rio Grande do Sul já nesta terça-feira. Além disso, uma nova baixa pressão começa a se formar e tende a se intensificar no decorrer do dia. O estado gaúcho deve se preparar para temporais nos próximos dias!

 

Já chove em várias áreas gaúchas e até com registro de raios. Entre a manhã de segunda e a manhã de terça(24), volumes entre 20 e 50mm já foram acumulados nas áreas mais ao sul do estado.

 

1

Imagem de Satélite GOES-16 - Canal 13

 

Para esta terça já há condições de temporais localizados no centro-sul e oeste gaúchos (chuva forte, raios, granizo e fortes rajadas de vento, de 50 a 70 km/h). 

 

Rio Grande do Sul em perigo para tempestades

Na quarta-feira, 25 de agosto, o sistema de baixa pressão se desloca sobre o Rio Grande do Sul e avança para o oceano no decorrer do dia, dando origem a uma nova frente fria.

 

A instabilidade aumenta ainda mais no Rio Grande do Sul e a situação é de perigo para temporais. A chuva será frequente e generalizada novamente no centro-sul e oeste gaúchos, inclusive na Grande Porto Alegre, com altos volumes acumulados. Além disso, a chuva vem acompanhada de raios e fortes rajadas de vento em alguns momentos, de 60 a 80 km/h. Também não se descarta a possibilidade de granizo. As demais áreas gaúchas ficam no alerta para temporais isolados.

 

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, destelhamentos e queda de galhos ou até mesmo de árvores.

 

Na quinta-feira o ar seco de origem polar começa a avançar pelo sul gaúcho e a tendência é que até o fim de semana o tempo volte a ficar firme. O destaque no fim da semana será a queda de temperatura, que pode favorecer o risco de geada.

 

Temporais em Santa Catarina e Paraná

Santa Catarina e Paraná também ficam com o tempo instável nos próximos dias. Na quarta-feira não chove no norte e leste do Paraná, inclusive em Curitiba, mas nas demais áreas também chove com moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento. As rajadas podem se aproximar dos 80km/h.


Na quinta os temporais atingem principalmente áreas do sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná. Entre a sexta e o fim de semana há expectativa para tempestades, que podem gerar um grande volume de chuva no norte e leste do Paraná. A situação é de alerta.

 

Temperaturas

Com o excesso de nuvens e chuva e com a entrada dos ventos mais frios, as temperaturas já caíram bastante no Rio Grande do Sul, em relação ao fim de semana. Com a entrada do ar polar, a tendência é que a queda seja ainda mais acentuada a partir de quinta-feira. Vai esfriar nos três estados do Sul do Brasil nos próximos dias. As madrugadas serão mais geladas e não dá para descartar a chance de geada na Campanha Gaúcha na madrugada de sexta-feira(27).

 

Confira a previsão para a sua cidade no campo de busca do nosso site!

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias