Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Furacão Ida começa a perder intensidade

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Regional and Mesoscale Meteorology Branch (RAMMB)

 

O furacão Ida se formou na última quinta-feira (26) no Mar do Caribe, ao sul da Jamaica. Primeiramente chamada de Depressão Tropical 9 por ser a nona tempestade da atual temporada de furacões na bacia do Atlântico Norte, Ida já atingiu a Jamaica, as Ilhas Cayman, Cuba e a costa sul americana, no Golfo do México.  

 

Furacão Ida atingiu os Estados Unidos neste domingo (29) com ventos de 241 km/h


Após passar por Cuba, a tempestade segue pelo Golfo do México, que está com águas mais quentes do que o normal principalmente nas proximidades da costa dos Estados Unidos, o que fornece mais energia aos furacões. Segundo alertas do NHC, Ida ganhou força e atingiu a Lousiana no domingo (29) como furacão de categoria 4. O furacão chegou a Port Fourchon com ventos de 241,4km/h. Desde o final de semana, foram entre 125mm e 385mm na costa sul americana do Golfo do México.

O furacão Ida atingiu Louisiana com um centro de baixa pressão atmosférica de 930hPa. Essa foi uma das mais baixas pressões de um furacão a atingir a Louisiana, só não é tão baixa quanto o foi o Furacão Katrina em 2005, que teve um centro de baixa pressão de 920hPa, em 29/08/2005, exatamente 16 anos atrás. Quanto mais baixa uma pressão atmosférica de um ciclone tropical, mais forte é um furacão.


Conheça os furacões mais intensos que já atingiram a Louisiana: 


Katrina (2005) - 920 hPa
Ida (2021) - 930hPa
Last Island (1856) - 934 hPa
Rita (2005) - 937 hPa
Laura (2020) - 939 hPa
Nova Orleans (1915) - 944 hPa 

  

Principais consequências

 

Os impactos de Ida foram sentidos na costa dos estados da Louisiana e Mississippi, onde os ventos passaram dos 210 km/h, com rajadas de até 241 km/h no momento de sua chegada. Foram registrados "marés de tempestades ou Storm Surge” em Louisiana (como em Nova Orleans) e no Mississippi, que ocorre quando os ventos fortes, causados pela chegada do furacão, empurram as águas do oceano para a costa causando enchentes.


Ida começa a perder força e é rebaixado para Depressão Tropical neta terça-feira, 31

 

Ida estava entre Louisiana e o Mississippi na manhã de segunda-feira (30), ainda como Furacão, mas já perde intensidade ao longo desta segunda (30), conforme avança pelo continente. Até quinta-feira (02) chegará ao nordeste dos Estados Unidos, causando mas chuvas intensas e temporais entre Louisiana, Mississippi, Tennessee, Kentucky, Virgínia, Maryland, e Nova Jersey e proximidades, com acumulados de chuva que ainda devem passar dos 250mm nessas áreas, até esse período.

 

ida.

Fonte: NOAA

 

Louisiana já foi bastante atingida pelos furacões na temporada de 2020. Ida é o furacão mais intenso a atingir a Louisiana desde  o furacão Laura, em agosto de 2020. Só no ano passado ao menos 7 tempestades atingiram o estado, com destaque para os furacões Laura, que chegou como um furacão categoria 4 no final de agosto, Delta e Zeta, que chegaram como furacões categoria 2 em outubro. Em 2005 a cidade de Nova Orleans foi duramente impactada pelo furacão Katrina, ficando quase toda debaixo d’água após o rompimento dos diques de proteção da cidade, um dos maiores desastres naturais da história dos Estados Unidos.

 

Temporada de furacões 2021

 

A temporada de furacões de 2021 teve até agora, contando Ida, 9 tempestades, todas nomeadas. Destas, 3 se tornaram furacões. O primeiro furacão foi Elsa, que se formou no dia 1 de julho e chegou à categoria 1, e causou impactos no Haiti, Cuba, Jamaica e nos Estados Unidos. Em meados de agosto o furacão Grace, que foi classificado como categoria 3, atingiu o Haiti, República Dominicana e o México. Também em meados de agosto, o furacão Henri atingiu a costa nordeste dos Estados Unidos, colocado a cidade de Nova Iorque em alerta.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias