Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Feriado de Independência terá temporais e ventania no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Neste feriado de Independência, nuvens carregadas começam a avançar pelo oeste do Rio Grande do Sul, trazendo chuva e ventos moderados. Em toda a costa desde o litoral norte gaúcho até o Rio De Janeiro, a circulação marítima mantém o tempo nublado e com eventual chuva fraca. Em grande parte do país o predomínio é de sol entre poucas nuvens, e a sensação é de calor intenso entre o interior de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí, onde as máximas beiram os 40°C na tarde de segunda-feira (06/09).

 

mapa-previsao-0709

 

Previsão do tempo para 07/09/2021 - terça-feira

 

A terça-feira será marcada por chuva e fortes temporais no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, por conta de um grande sistema de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Paraguai, mas consegue espalhar nuvens carregadas por estes estados. Atenção para o risco de raios, acumulados elevados, eventual queda de granizo e vendaval, com rajadas que variam entre 50-80km/h, e no litoral gaúcho, os ventos podem chegar aos 100km/h. A chuva também acontece de forma mais constante e volumosa no litoral de Santa Catarina e Paraná, devido à circulação marítima.

 

Entre a costa de São Paulo e Rio de Janeiro, o céu fica nublado ao longo do dia e pode chuviscar no período da manhã, e nas praias do Espírito Santo a passagem de uma frente fria mantém o céu nublado e com chuva a qualquer momento.

 

No litoral do Nordeste, a chuva ocorre de forma rápida e passageira ao final do dia, após uma tarde ensolarada e quente. Na região Norte e norte de Mato Grosso, a combinação entre calor e umidade favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva, que acontecem principalmente durante a tarde e noite.

 

Nas demais áreas do país (incluindo o estado do Tocantins), o sol predomina entre poucas nuvens e não chove. Uma onda de calor ganha força entre o interior do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, com temperaturas que facilmente ultrapassam os 35°C à tarde.

 

Alertas meteorológicos para 07/09/2021 - terça-feira

 

- PERIGO no sul do RS e Campanha gaúcha, com previsão para tempo severo e chuva muito volumosa;


- ALERTA de temporal entre a Serra Gaúcha Grande Porto Alegre, região central e fronteira oeste do Rio Grande do Sul;


- ATENÇÃO para chuva moderada/forte (isolada), raios e rajadas de vento entre o noroeste gaúcho e a região central de Santa Catarina;


- Rajadas de vento de até 100km/h no litoral do Rio Grande do Sul;


- Rajadas de vento entre 50-80km/h nas demais áreas do território gaúcho;


- ALERTA de temporais isolados no noroeste do Amazonas;


- ATENÇÃO para chuva moderada/forte (isolada), raios e rajadas de vento no Acre, demais áreas do Amazonas, Pará, norte de Rondônia, Roraima e Amapá;


- Rajadas entre 40-60km/h entre o centro-leste do Paraná, litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia;


- Rajadas entre 40-60km/h no norte do Piauí, Ceará, e oeste entre Pernambuco e Rio Grande do Norte;


- Umidade abaixo dos 30% no interior do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste;


- Umidade abaixo dos 20% no sul de Mato Grosso e de Goiás, Triângulo Mineiro, oeste e norte paulista, e em Mato Grosso do Sul.

 

 

Leia também: RS em atenção para chuva moderada a forte

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias