Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Evento de clima e energia reúne grandes especialistas do setor

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

As condições de tempo e Clima influenciam diretamente o setor de energia, desde os processos de planejamento de geração, até a operação e manutenção de hidrelétricas, complexos eólicos e solares, distribuidoras e transmissoras de energia. Isso porque no Brasil e na maior parte do mundo os ativos que compõem o setor elétrico estão expostos às interferências de tempo e clima, além de ter o vento, água e sol como um dos grandes aliados na geração de energia.

 

Nesse contexto as mudanças climáticas, podem impactar no comportamento das variáveis meteorológicas e consequentemente no planejamento e operação do setor elétrico nacional.

 

“Os diversos extremos climáticos ocorridos em todo o mundo mostram a importância da resiliência climática ser considerada nas decisões do planejamento, comercialização e operação do setor. O risco climático deixou de ser exceção e passou a ser regra. É fundamental incorpora-lo nas decisões de investimento e gestão de riscos", comenta Luiz Barroso, Presidente da PSR.

 

O setor de energia é um elemento chave no tema das mudanças climáticas. Possui um papel extremamente importante no combate à emissão de gases do efeito estufa, devido ao desenvolvimento e incentivo de geração renovável e limpa.

 

A geração de energia renovável depende das condições meteorológicas. Qualquer alteração na frequência e intensidade da chuva, na quantidade de radiação solar que atinge a superfície ou nos padrões de circulação de vento pode impactar drasticamente o setor.

 

De acordo com Elbia Gannoum, CEO da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, o Brasil tem um problema diferente de outros países quando se trata de discutir transformação energética da matriz.

 

“Nós temos uma grande oferta de fontes de energia limpas. No nosso caso, trata-se de gerenciar essa abundância de uma forma consistente e segura para que tenhamos uma matriz elétrica e energética cada vez mais renovável”, completa a executiva.

 

Grandes especialistas da área estarão reunidos para debater o futuro do setor elétrico e os impactos que as mudanças climáticas vão acarretar neste setor tão importante da economia brasileira. O Climatempo Sustainability Summit EnergiaO impacto das mudanças climáticas no setor elétrico nacional acontece às 15h do dia 20 de Setembro. A organização e a transmissão será realizada pela Climatempo no site https://sustentabilidade.climatempo.com.br/ e você também poderá acompanhar no Youtube da Climatempo

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias