1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Feriado do Dia do Gaúcho com temporais no RS
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Feriado do Dia do Gaúcho com temporais no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

Um dos mais importantes feriados no Rio Grande do Sul é comemorado nesta segunda-feira (20), o Dia do Gaúcho. Festas e eventos tradicionais ao ar livre caracterizam essa data tão importante no estado, mas infelizmente as condições de tempo não estarão muito favoráveis às comemorações em ambientes abertos. 


Previsão para o domingo  (19)


Os temporais começam já neste domingo. Uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e Argentina avança para o oeste gaúcho, junto com a presença de mais áreas de instabilidade espalham chuva forte, começando pelo oeste do estado. A chuva ocorre a qualquer momento na Fronteira Oeste, Missões e no noroeste do RS, além de parte da região central. 

Em Porto Alegre, no começo da tarde de domingo já há aumento de nuvens no céu; mas a chuva chega entre o final da tarde e início da noite com moderada intensidade e chances de raios. 


Previsão para o Dia do Gaúcho, segunda (20)

 

Na segunda-feira (20) as pancadas fortes e temporais ganham mais força no estado. Há a formação de um ciclone extratropical (uma área de baixa pressão atmosférica) na costa do Rio Grande do Sul, a qual dá origem nesse mesmo dia (no período da noite) a uma frente fria.

Os acumulados de chuva prometem ser elevados na metade sul e no extremo nordeste do RS, como nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, central, além do litoral, e serra e região metropolitana de Porto Alegre.  Ventos fortes na costa e trovoadas em todo o estado.
  


Ciclone ainda provocará vendavais e mar agitado


A chuva começa a diminuir a partir de terça, mas os ventos ganharão mais força com rajadas de até 90 km/h no litoral gaúcho; além disso, o mar também ficará agitado, com ondas de até 3 metros de altura. Isso tudo por conta de um forte ciclone extratropical na costa do estado. 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias