Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primavera 2021: confira a tendência para o estado de São Paulo

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Holambra (SP) - fonte - iStock

 

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início astronômico da primavera que se estende até  às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o verão. 

 

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor. Em anos normais, no decorrer da estação, as pancadas de chuva à tarde e/ou à noite vão ocorrendo mais espontaneamente sobre áreas da Região Sudeste.


No estado de São Paulo a primavera começa chuvosa, com acumulados acima da média e condições para vários dias de tempo severo e tempestades com granizo, mas, termina com acumulados abaixo da média e as temperaturas mais altas. 

 

Confira a previsão completa para primavera no estado de São Paulo! 

 

Outubro 


O início da primavera deve ser marcado por calor no estado de São Paulo. A chuva retorna na primeira quinzena de outubro, mas de forma irregular, com alguns períodos de temperaturas altas, principalmente em áreas do interior e norte do estado.
A partir da segunda quinzena do mês de outubro, a chuva toma forma, e as pancadas serão mais frequentes. Conforme a chuva regulariza o calor extremo também diminui. 

 

O mês ainda será marcado por temperaturas altas, mas, não tão altas quanto à primavera 2020.  

 

 

Novembro 

 

O mês de novembro será marcado por temperaturas mais próximas à média, intercalando períodos quentes com períodos mais amenos. A chuva fica entre a média e abaixo da média no Vale do Ribeira, leste de São Paulo e também sobre a capital paulista, com pancadas diminuindo de frequência e de intensidade ao longo do mês. No norte do estado, são esperados vários dias de chuva forte, com grandes volumes acumulados. 

 


Dezembro 

 

A tendência para o mês de dezembro é de chuva regulares na primeira quinzena do mês em todo o estado. Na segunda quinzena, as pancadas se tornam mais irregulares, com menos períodos de chuva e acumulados abaixo da média. As temperaturas também voltam ficar mais altas.

 

A previsão é que a primavera se encerre com chuva abaixo da média e temperaturas mais altas em todas as áreas do estado! 

 

 

Veja também: Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias