Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Primavera 2021: previsão para a Região Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul será às 16h21 do dia 22 de setembro. É o início astronômico da primavera que se estende até às 12h59 de 21 de dezembro de 2021, quando se inicia o  verão. 

 

Para a maioria das áreas do Brasil, a primavera significa a estação do retorno da chuva regular e aumento do calor. Em anos normais, a Região Sul do Brasil também tem chuva frequente na primavera e os temporais são comuns, até com a ocorrência de tempestades severas e tornados.

 

 

Primavera com La Niña

 

Mas a primavera de 2021 será com o desenvolvimento de um evento na La Niña,  na sua forma Modoki. Os principais centros de monitoramento do Clima global apontam que este evento La Niña estará completamente configurado na virada de setembro para outubro.

 

Um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuva durante a primavera do que no verão. Mas a Região Sul é uma das que mais sentem a influência das mudanças periódicas da temperatura na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial 

 

O fenômeno La Niña atua como redutor da chuva sobre o Sul do Brasil

 

 O La Niña deve influenciar toda a primavera e o verão, porém, o fenômeno deve  voltar aos padrões normais (perder a característica Modoki) no fim do verão 2021/2022.

 

 

Confira a previsão para primavera de 2021 no Brasil para a Região Sul do Brasil, com análise do meteorologista Filipe Pungirum, da Climatempo.

 

 

 

 

Resumo da previsão para a Região Sul

 

Setembro: chuva dentro a acima da média sobre a maioria das áreas do Sul do Brasil, ficando abaixo da média no centro-leste do PR e oeste do RS; temperatura dentro da média histórica em SC e no PR, abaixo da média no RS.

 

Outubro: volume de chuva no mês abaixo da média no RS; dentro da média em SC e no PR; temperatura dentro a acima da média em toda a Região.

 

Novembro: volume de chuva abaixo da média, de forma geral; temperatura dentro da média;

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias