Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Furacão Sam atinge a categoria 4, com ventos de 220 km/h

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Imagem: Furacão Sam em 28-9-2021 (NASA)

3 min de leitura

Oferecido por

Imagem: Furacão Sam em 28-9-2021 (NASA)

 

O furacão Sam se fortaleceu um pouco mais sobre as águas do oceano Atlântico Norte e atingiu a categoria 4 na escala Saffir-Simpson nesta terça-feira, 28 de setembro. 


O boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), emitido à 00h desta quarta-feira, 29, informou que Sam estava com ventos sustentados de 220 km/h, movendo-se para noroeste com 15 km/h. O centro da tempestade estava a cerca de 790 km das ilhas Leeward do Norte.


Sam deve permanecer como um furacão intenso até o fim da semana deslocando-se sempre sobre o mar, ao largo da costa leste dos Estados Unidos. O sistema deve passar relativamente próximo da Bermuda na sexta-feira, 1 de outubro.

 

 

Trajetória prevista para o furacão Sam de 29/9/2021 até 3/10/2021

 

 

Impactos no mar

Mesmo sem atingir diretamente porções de terra firme, a força dos ventos do furacão Sam deixa o mar muito agitado em parte do Caribe, com ressacas fortes, que podem causar danos nas Antilhas Menores. Até a sexta-feira, 1 de outubro, grandes ondas são esperadas na região das Bermudas e Bahamas. A agitação marítima se espalha pela costa leste dos Estados Unidos no fim de semana e fortes ressacas são esperadas.

 

 

Novo ciclone tropical se organiza

 

Na animação de imagens de satélite abaixo, repare no aglomerado de nuvens no canto superior direito. Os tons de vermelho indicam nuvens bastante carregadas, com potencial para temporais. Note como este conjunto de nuvens tem uma tendência de giro enquanto as nuvens se juntam mais.

 

 

Formação de ciclone tropical na região de Cabo Verde em 29/9/2021

 

Esta massa de nuvens deve se tornar um novo ciclone tropical até a sexta-feira, 1 de outubro, segundo análise do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.  Esta região é  próxima do arquipélago de Cabo Verde é um local típico de nascimento de muitos furacões. 

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias