Oferecido por
Foto: iStock
O mês de outubro já começou com tempo muito instável e temporais na Região Sul do Brasil. Até domingo (03), a formação de um intenso ciclone extratropical deve aumentar a chuva, provocar ventos fortes e agitação marítima.
Saiba o que é um ciclone tropical, subtropical e extratropical
Chuva e ventos fortes
A partir de sábado (02), um sistema de baixa pressão atmosférica começa se formar, se desloca para alto mar e ganha força até o domingo (03). A partir do domingo a formação de uma nova frente fria reforça as áreas de instabilidades em pontos do centro-sul do país.
Há risco de temporais, com fortes rajadas de vento e queda de granizo em áreas do estado do Paraná, estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Além dos temporais que devem acontecer em áreas do interior do país, este ciclone extratropical também intensifica os ventos em boa parte da Região Sul, estado de São Paulo, Rio De Janeiro, Minas Gerais e também sobre Mato Grosso do Sul. As rajadas de vento podem chegar aos 60 km/h ao longo dos próximos dias, com destaque para áreas da Zona da Mata Mineira e oeste de Minas com rajadas em torno dos 75 km/h.
Além das rajadas de vento, o sistema de baixa pressão também deve deixar o mar agitado nos próximos dias!
Mar Agitado
Este sistema se afasta rapidamente em alto mar entre o domingo e a segunda-feira (04), aumentando a agitação marítima desde a costa da Região Sul até o sul de São Paulo. A semana começa com mar bastante agitado e ondas em torno dos 2,5 metros.
Mapa de altura significativa das ondas - 03/10/2021 a 04/10/2021
Veja também: Geada atinge áreas do Sul na primeira semana de outubro