Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

OMM alerta: crise hídrica é global e iminente

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: iStock

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

A Organização Meteorológica Mundial, OMM, está pedindo ação urgente para melhorar a gestão dos serviços de água e “aumentar os investimentos nesta commodity preciosa”.  

A agência lançou esta terça-feira o relatório “O Estado dos Serviços Climáticos 2021: Água”. O documento lembra que a mudança climática tem causado cada vez mais eventos em extremos opostos: enchentes e secas

 

Balanço dos últimos 20 anos

 

Desde 2000, houve aumento de 134% dos desastres ligados a enchentes, enquanto a duração das secas aumentou 29%. O número de pessoas sofrendo com essas situações apenas aumenta, enquanto a gestão, a previsão do tempo e os sistemas de alerta ainda são inadequados. 

 

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, declarou que o aumento das temperaturas está causando mudança nos padrões de chuvas e nas temporadas agrícolas. Com isso, o impacto para a segurança alimentar e saúde humana é muito grande. 

 

Taalas lembrou que eventos extremos do Clima ligados à água, como enchentes excessivas no Japão, na China, na Indonésia e no Nepal tem sido cada vez mais constantes. Milhões de pessoas ficaram desalojadas e centenas morreram. 

 

 

Europa e África 

 

Na Europa, cheias “catastróficas” causaram também muitas mortes e destruição de propriedades. Ao mesmo tempo, o chefe da OMM destacou que “a falta de água continua sendo um enorme problema em vários países, principalmente na África”. 

 

Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo sofrem com a falta de acesso à água potável e ao saneamento adequado. Petteri Taalas foi enfático ao dizer que o mundo precisa “acordar para a iminente crise de água.” 

 

Dados do relatório mostram ainda que em 2018, 3,6 bilhões de pessoas enfrentaram acesso inadequado à água por pelo menos um mês no ano. Mas até 2050, a expectativa é de que 5 bilhões sejam afetadas.  

 

 

Inscrições abertas para a  Conexão Pelo Clima - 2ª Feira Latino-Americana de negócios pelo clima e Summit Climate Ventures

 

 

ODS 6

 

Nos últimos 20 anos, a reserva de água territorial, ou seja, a quantidade de água obtida com umidade nos solos, no gelo e na neve, diminuiu cerca de 1cm por ano. As principais perdas ocorreram na Antártida e na Groenlândia.

  

A OMM revela que a situação é ainda pior, pois apenas 0,5% da água na Terra está fresca e pronta para o consumo. Com isso, o mundo está muito atrás do prazo para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, que prevê acesso à água e ao saneamento para todos. 

 

No relatório, são listadas diversas recomendações aos governos. Entre elas estão investimentos em recursos integrados de gestão da água, em sistemas de previsão de secas e de enchentes, especialmente nos países menos desenvolvidos e ampliação dos dados sobre serviços climáticos no setor de água.  

 

Fonte: ONU News

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias