1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / MG ainda pode ter chuva forte esta semana.
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

MG ainda pode ter chuva forte esta semana.

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Betim (MG), por Adriana Batista

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Betim (MG), por Adriana Batista

 

Menor temperatura máxima em Belo Horizonte este ano 


Com predomínio de tempo chuvoso desde a madrugada do domingo, 10 de outubro, a temperatura teve pouca elevação em Belo Horizonte. A máxima nesta segunda-feira, 11, foi de apenas 19,8°C, pela medição feita na estação meteorológica de Santo Agostinho, local de medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia dos dados meteorológicos na capital mineira. Esta foi a menor temperatura máxima registrada este ano em Belo Horizonte. O recorde anterior de menor temperatura máxima este ano em Belo Horizonte era de 20,2°C, em 1 de agosto. 

 

 

Chuva e temperatura em elevação

 

A mudança no tempo que ocorreu em todas as regiões de Minas Gerais no fim de semana foi provocada pela passagem de uma frente fria. A circulação dos  ventos nos níveis mais elevados da atmosfera ajudou a formar grandes áreas de chuva sobre o estado.


Nos próximos dias, todo o estado de Minas vai continuar tendo pancadas de chuva. Até a quarta-feira, 13, ainda pode chover forte no Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha. 


O feriado desta terça-feira, ainda será com chuva frequente com períodos de mormaço na Grande Belo Horizonte. Ainda pode chover forte.

A temperatura tem ligeira elevação, mas ainda fica amena. A partir da quarta-feira, a chuva diminui, os  períodos com sol aumentam e a temperatura sobe. 


As outras regiões de Minas Gerais também terão mais sol e menos chuva no fim da semana A semana termina quente em todas as regiões mineiras.

 

Atenção: nova frente fria é esperado no Sudeste no próximo fim de semana

 


Volumes de chuva

 

Uma das regiões que recebeu mais chuva foi a área entre o Vale do Rio Doce, a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 60 mm a quase 140mm em 48 horas, entre 22h30 do dia 9 e 22h30 de 11 de outubro. Em Belo Horizonte, na região de Santo Agostinho, choveu 31,5 mm neste período


Confira alguns volumes 


Senhora de Oliveira: 135 mm

Muriaé: 117,8 mm

Conselheiro Lafaiete: 131,1 mm

Itabira: 109,0 mm

Mariana: 102,2 mm

Manhuaçu: 95,0mm

Jaboticatubas: 93,2 mm

São João Del Rei: 87,5 mm

Santa Luzia: 74,2 mm

Juiz de Fora: 73,3 mm

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias