Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Inteligência Artificial e a previsão do tempo e do clima

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

 

 

Como ensinar um computador a pensar? Pensar aqui é a capacidade de tomar decisão por si mesmo, avaliar várias situações ao mesmo tempo, avaliar riscos e tirar uma conclusão. Isso o cérebro humano faz o tempo todo. A inteligência artificial(IA) está fazendo com que os computadores "pensem" cada vez mais como a mente humana.

 

O uso da inteligência artificial está cada vez mais diversificado. Recentemente um grupo de musicólogos e computólogos usaram a IA para terminar a décima sinfonia de Beethoven que ele deixou inacabada. Há controvérsias se a sequência de notas criada pelo computador realmente seria o pensamento de Beethoven, mas o que se tem agora é cada vez mais a ideia de um computador pensar por si mesmo.

 

A inteligência artificial também já está sendo usada para ajudar a melhorar a prever o tempo e o Clima. Como fazer um computador pensar na previsão do tempo? Pensar em prever a chuva que poderá cair daqui a 2 horas em uma determinada a rua de uma cidade? 

 

Para falar sobre o uso da inteligência artificial na previsão do tempo e do clima,  o podcast O clima entre Nós conversou com Gilca Palma. Ela é meteorologista de formação e coordena o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento da Climatempo.

 

 

Você pode aproveitar todos os conteúdos do podcast O Clima entre Nós no canal do Youtube da Climatempo. A versão apenas em áudio é encontrada no site da Climatempo e nas principais plataformas de podcasts.

 

Boa escuta!

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias