Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Risco de chuva forte na Grande BH por mais 48h

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Belo Horizonte (MG), 18-10-2021, Climaaovivo

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Belo Horizonte (MG), 18-10-2021, Climaaovivo

 


O estado de Minas Gerais foi uma das regiões do Brasil onde mais choveu na segunda-feira, 18 de outubro. Os temporais caíram em diversas regiões do estado, incluindo a Grande Belo Horizonte, com grandes volumes de água em pouco tempo. A capital mineira teve alagamentos e enchentes. 

 

Mais de 100 mm em 12h em Ouro Preto e em Sabará


Os volumes de chuva que caíram sobre Ouro Preto e Sabará foram impressionantes. Segundo o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais -, em 12 horas, entre aproximadamente 15 horas da segunda-feira, 18, e 3 horas da madrugada desta terça-feira, 19, choveu 171,3 em Ouro Preto/Santo Antônio do Leite, e 119,8 mm em Sabará/Borba Gato. No mesmo período choveu 78,9 mm em Belo Horizonte/Av. Silva Lobo. 


Ainda na capital mineira, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - neste mesmo período de 12 horas, 61,6 mm na região da Pampulha e 50,6 mm no Cercadinho.


Em Oliveira, o INMET registrou 64,2 mm em apenas 1 hora!


Confira outros volumes de chuva acumulados entre aproximadamente 15 horas da segunda-feira, 18, e 3 horas da madrugada desta terça-feira, 19 de outubro de 2021, pela medição do Cemaden


Ouro Preto/Santo Antônio do Leite: 171,3 mm

Sabará/Borba Gato: 119,8 mm

Reduto/Moreira Bastos: 97,8 mm

Espera Feliz/Pq. Nacional Caparaó: 91,0mm

Caeté/Cidade Jardim: 83,3 mm

 Belo Horizonte/Av. Silva Lobo: 78,9 mm

Alto Jequitibá/Centro: 77,0mm

Manhuaçu/Pouso Alegre: 75,8 mm

Manhumirim/Centro: 71,8 mm

Rio Piracicaba/Centro: 70,8 mm


Todos estes valores são muito elevados e podem causar grandes alagamentos nos centros urbanos.

 

O vídeo mostra a massa de nuvens pesadas que passaram sobre Belo Horizonte tarde de 18/10/2021 As imagens são do Climaaovivo.

 

 

 

 

Risco de chuva forte na Grande BH por mais 48h

 

Uma frente fria ainda está quase parada no litoral do Espírito Santo e vai ajudar a manter as áreas de instabilidade sobre o interior da Região Sudeste por mais alguns dias. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera vai forçar uma concentração de umidade especialmente sobre Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo fazendo com grandes quantidade de nuvens de chuva continuem se formando sobre estes estados


A maioria das áreas de Minas Gerais fica sujeita a chuva forte nesta terça, 19, e também na quarta-feira, 20 de outubro. A Grande Belo Horizonte terá chuva frequente e que pode ser forte em várias horas. Até lá, a região da capital mineira poderá sofrer com mais alagamentos e enchentes.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias