Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais retornam ao sul do Brasil no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

A chuva vai retornar ao sul do país ao longo deste fim de semana. Um novo sistema de baixa pressão atmosférica localizado no Paraguai juntamente com uma nova frente fria que deve avançar pelo centro-sul do país, combinadas com um corredor de umidade que vem da região Amazônica, vão deixar o tempo instável e com risco para temporais na região.

 

No sábado (23) são esperados temporais nos três estados, que vão ocorrer com maior intensidade entre o noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, onde a chuva vai ocorrer ao longo de todo o dia.

 

As instabilidades avançam rapidamente em direção ao sudeste e no domingo (24), o tempo já volta a ficar firme sobre o Rio Grande do Sul e extremo sul de Santa Catarina. Nas outras áreas ainda ocorrem algumas pancadas, de maneira pontuais, no entanto sem volumes expressivos, principalmente no Paraná.

 

Embora ocorram temporais sobre a região, a chuva não aconteça de maneira persistente, ou seja, não dura muitos dias. Essa é uma condição muito comum para esta época do ano, pois a tendência é que a região sul do Brasil receba menos precipitações entre a Primavera e o Verão. Além disso, estamos sobre a influência do La Niña, que também é responsável pela diminuição da chuva no sul.


Mar Agitado

 

Com o avanço da frente fria, o mar começa a subir no sábado de manhã e fica agitado. Há alerta para ressaca entre a tarde do sábado e o domingo, com ondas de até 2,5m. A partir da madrugada de segunda, o mar começa a baixar e as ondas passam a variar entre 1m e 1,5m.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias