Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Bahia ainda pode ter temporais no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Salvador (BA), por Jamile Cesar

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Salvador (BA), por Jamile Cesar

 


Chuva de 1 mês em menos de 24 horas 

 

Após a recente passagem de uma frente fria pelo litoral sul da Bahia, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera manteve muita umidade sobre o estado, o que gerou fortes áreas de instabilidade. Vários municípios baianos, incluindo a capital, Salvador, registram temporais entre a quinta e sexta-feira, 22 de outubro. 


A chuvarada que caiu em Salvador provocou pontos de alagamentos intransitáveis, transbordamento de córregos e inundações. Pessoas e veículos ficaram ilhados em áreas alagadas. Choveu em poucas horas quase todo o volume médio de chuva normal para outubro.

Algumas áreas da Bahia ainda podem ter temporais neste fim de semana 

 


Risco de chuva forte na Bahia no fim de semana


A circulação de ventos sobre o Brasil ainda vai gerar áreas de instabilidades sobre a Bahia neste fim de semana e todo o estado ainda terá pancadas de chuva, que poderão ser fortes em algumas regiões do estado.


Neste sábado, 23 de outubro, nuvens carregadas ainda podem se formar em todas as regiões da Bahia. A chuva pode ser forte e vir acompanhada de raios, inclusive na região de Salvador.  O sábado é com alerta para temporais sobre a Bahia


Durante o domingo, 24, a circulação de ventos muda e as áreas de instabilidade enfraquecem sobre a maior do estado. O Vale do São Francisco e o Oeste da Bahia continuam sujeitos a chuva forte, mesmo tendo maiores períodos com sol em relação ao sábado.


Nas demais regiões baianas, incluindo a Chapada Diamantina, o Recôncavo e o litoral da Bahia, o domingo será com sol, ainda podendo ocorrer algumas pancadas de chuva, mas que não devem ser fortes e nem prolongadas.


Quanto choveu?


O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou 98,1 mm sobre Salvador, no bairro de Ondina, entre 9 horas do dia 21 e 9 horas de 22 de outubro de 2021. Mas a maior parte da chuva caiu entre o fim da madrugada e o começo da manhã da sexta-feira, 22. O INMET registrou cerca de 55 mm entre 5 horas e 7 horas.


Este volume de chuva foi extremamente elevado e representou mais chuva do que a média normal para todo o mês de outubro, que é de 95,2 mm. Por causa do temporal da sexta-feira, o total de chuva acumulado em Salvador desde o início de outubro subiu para 101,7 mm.


Confira quanto choveu em outros municípios da Bahia entre entre 9 horas do dia 21 e 9 horas de 22 de outubro de 2021, segundo o INMET

 

Salvador (Ondina): 98.1 mm
Barreiras: 66.8 mm
Irecê: 60.4 mm
Luiz Eduardo Magalhães: 42.4 mm

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias