Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Estragos em SC e possibilidade de tornado ou microexplosão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Foto: Xanxerê (SC) por, de Paola Anghinoni

 

Fortes temporais atingiram cidades do oeste de Santa Catarina na última quinta (25) e na madrugada desta sexta-feira (26). A chuva forte veio associada à formação de um ciclone, localizado entre o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. 


Qual a diferença entre tornado, downburst e microburst?


Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entre às 23h00 da quinta-feira (25) e às 11h00 da sexta-feira (26), foram cerca de 52,8mm acumulados em Xaxim e 51mm em Lindóia do Sul, ambas no oeste do estado.

 

Além da chuva, as rajadas de vento chegaram aos 87km/h na cidade de Xanxerê, onde, segundo a Defesa Civil do estado, não se descarta a possibilidade da ocorrência de tornado e/ou microexplosão.

 

Alerta para ventania no Sul do país ao longo desta sexta-feira!

 


Estragos


Segundo entidades municipais, até o fim da noite de quinta-feira, foram registradas quedas de árvores nas cidades de Xanxerê, Serra Alta e Chapecó.

 

Foram registradas rajadas de vento acima de 60km/h de forma generalizada, com ocorrência de destelhamentos, alagamentos, deslizamentos e a interrupção de fornecimento de energia elétrica para cerca de 117 mil unidades consumidoras.

 

 

Leia também: Formação de ciclone provoca vento forte no Sul do Brasil

+ mais notícias