Oferecido por
Foto: Vitória (ES) por Ozeias Barbosa
O mês de novembro terminou com muitas instabilidades espalhadas sobre o Brasil. As instabilidades na baixa e média atmosfera fizeram nuvens muito carregadas crescerem sobre o Espírito Santo na virada entre novembro e dezembro.
A ZCAS se configura hoje e mantém as condições para chuva no Espírito Santo nos próximos dias. A chuva mais volumosa é prevista para esta quarta-feira, mas ainda chove em alguns pontos ao longo da semana.
Muita chuva no Espírito Santo
Em um período de 24h, entre 08h30 de 30/11 e 08h30 de 01/12, choveu em torno de 130mm em Alfredo Chaves e entre 40 e 60mm em muitos outros municípios, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais(CEMADEN). Além da chuva, os ventos também foram intensos. Em Alfredo Chaves, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajada de 82km/h.
Alagamentos
Houve registro de muitos estragos no estado com essa quantidade de chuva, principalmente nas áreas do sul e na Região Serrana. Os alagamentos foram diversos e muitos pessoas ainda estão desalojadas no Espírito Santo.
Atenção para mais chuva!
Ao longo desta quarta-feira, com a chegada de uma nova frente fria, ainda é alto o risco para temporal e a população, inclusive de Vitória, deve ficar atenta. Há expectativa para grandes volumes acumulados de chuva que podem provocar novos transtornos pois o solo já está muito saturado. Todo estado está no risco de chuva forte nesta quarta.
Nos próximos dias a chuva tende a diminuir na maior parte do estado. A região que ainda pode registrar pancadas mais fortes, de forma isolada, é o norte do estado e também áreas do noroeste e nordeste. O Sul e a Região Serrana terão diminuição das instabilidades.
Novembro fechou com chuva acima da média em Vitória
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva passou da média histórica para o mês de novembro em Vitória. O acumulado ficou em 273,4mm, sendo que a média é de 219,9mm.