Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Dezembro começou com violentos temporais no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Belo Horizonte (MG), Climaaovivo

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Belo Horizonte (MG), Climaaovivo

 

Dezembro começou com violentos temporais em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul deixou fortes áreas de instabilidade sobre estas regiões.

 

Na sexta-feira, 3 de dezembro, foram observados temporais que deixaram volumes de chuva muito elevados em poucas horas em locais de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Piauí. A chuva intensa causou alagamentos em Belo Horizonte.


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em apenas 1 hora choveu 52,8 mm em Brazlândia (DF), 40,6 mm em Belo Horizonte/Pampulha (MG) 35,4 mm em Baixa Grande do Ribeiro (PI) e 32,0 mm em Juiz de Fora (MG). No fim da noite da sexta, a cidade de Corrente (PI) recebeu 66,2 mm em apenas 2 horas de chuva


Entre 9 horas do dia 2 e 9 horas de 3 de dezembro, o Inmet registrou 91 mm em Porto Nacional (TO), 68,0 mm em Teófilo Otoni e 66,8 mm em Manacapuru (AM)


No período entre 9 horas do dia 1 e 9 horas de 2 de dezembro, também segundo o Inmet, choveu 91,7 mm em Itaituba (PA), 89,2 mm em Tefé (AM), 67,6 mm em Teresópolis (RJ) e 64,0 mm em Luiz Eduardo Magalhães (BA)

 

 

Imagens dos temporais

 

Imagens do Climaavivo mostram temporais em Belo Horizonte e em Brasília

 

Formação de mesociclone em Belo Horizonte (2/12/2021)

 

 

 

 

Tempestade que alagou parte de BH em 3/12/2021. Houve queda de granizo.

 

 

 

 

Temporal e raios sobre Brasília em 1/12/2021

 

 

 

Mais chuva nos próximos dias

 

Pelo menos até a próxima terça-feira, 7 de dezembro, estas áreas de instabilidade vão continuar ativas sobre o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste provocando pancadas de chuva frequentes. Apenas São Paulo fica quase sem chuva neste fim de semana, mas as pancadas de chuva retornam sobre todo o estado a partir da segunda-feira, 6 de dezembro A maioria das áreas da Região Sul também terá chuva a partir da segunda-feira.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias