1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Massa de ar quente causa calor extremo na Patagônia Argentina
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Massa de ar quente causa calor extremo na Patagônia Argentina

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Nahuel Huapi, Argentina/ iStock

 

Uma massa de ar quente, que atuava no Chile, avançou em direção a Patagônia Argentina e deixou o tempo muito quente na região. Foram registradas temperaturas muito elevadas, com recordes de calor em algumas áreas. 

 

Recordes de temperatura

 

A principal causa do calor é realmente a massa de ar quente que atravessou a Cordilheira dos Andes e agora, está atuando sobre essa região da Patagônia.

 

Porém, quando o vento desce as montanhas sofre o efeito do "aquecimento adiabático", devido a compressão do ar, o que contribui para que fique ainda mais quente. 

 

De acordo com o Robson Miranda, meteorologista da Climatempo, é normal ter a passagem dessas massas de ar, mas essa última vinda do Chile foi realmente mais quente do que normal, quase batendo o recorde de dezembro em algumas áreas. 

 

As maiores temperaturas foram registradas na última segunda-feira, dia 06 de dezembro. Em El Bolsón, na província de Río Negro, a máxima registrada foi de 37,3ºC, ultrapassando o recorde do mês que era de 37ºC. Em Paso de Indios, a máxima foi 35,9ºC e em San Antonio Oeste fez 35ºC. Valores acima dos 30ºC foram registrados inclusive no período da noite. 

 

 

Gangorra nas temperaturas 

 

A partir desta terça-feira, dia 07, as temperaturas diminuem. O encontro da massa de ar quente, com uma área de baixa pressão e a passagem de uma frente fria, vai contribuir para a formação de nuvens carregadas que vão espalhar  fortes temporais sobre a Patagônia. 

 

Entretanto, a região vai viver uma gangorra nas temperaturas nos próximos dias. Após a passagem dos sistemas que vão ajudar a aliviar o calor, as temperaturas sobem novamente.

 

Porém, já está prevista a formação de um ciclone extratropical no sul da Argentina, abrangendo toda a Patagônia, com previsão para a volta de temporais e vendavais na região a partir da sexta-feira, dia 10. A temperatura tende a cair mais uma vez. 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias