Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Temporais voltam a ocorrer na BA, ES e MG no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

A partir do próximo fim de semana as condições de chuva aumentam sobre o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo e também sobre o estado da Bahia. Além de um corredor de umidade, que ficará estacionado por estas áreas, a passagem de uma frente fria em alto mar, associada a um sistema de baixa pressão, favorece a ocorrência dos temporais. 

 

Volumes acima da média

 

Essa combinação de fatores  pode provocar mais de 100mm de chuva nestas áreas, em apenas 5 dias. A chuva deverá persistir durante toda a semana do Natal, e vai ocorrer de maneira constante e com volumes acima da média até o fim do ano, principalmente sobre a Bahia e o norte mineiro.

 

Até o final de dezembro, deve chover entre 250 e 400mm entre o norte do Espírito Santo, centro norte de Minas Gerais e no oeste e sul da Bahia.

 

O oceano está mais quente que o normal na altura do estado baiano, o que influência muito na chuva. Além disso, temos a atuação da La Niña e a formação de sistemas meteorológicos que "estacionam" na região.

 

Tendência é de mais chuva em Janeiro


Em janeiro chove bastante no extremo norte de Minas Gerais, e em especial sobre todo estado da Bahia. Os volumes de chuva vão ficar acima da média, com risco para passagens de frentes frias de forma mais frequentes, e que tendem a estacionar na costa baiana. 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias