Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS ainda provoca muita chuva no centro-norte do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

Nebulosidade sobre o Brasil

 O destaque deste domingo é a atuação do corredor de umidade que é organizado por uma frente fria estacionária na costa da Bahia, e recebe o nome de Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS). Esse sistema já traz chuva forte entre o Amazonas e a Bahia logo cedo, pela madrugada e manhã.


Na Região Norte e Centro-Oeste as instabilidades tem o reforço da Alta da Bolívia (que é uma área de alta pressão a mais de 9km e ajuda na formação de temporais). Sobre o Mato Grosso do Sul, além do calorão, as chuvas são influenciadas por uma área de baixa pressão atmosférica, em superfície entre o Paraguai e o MS.

 

Destaque para o avanço de uma frente fria na costa da Região Sul do país, que ao longo do dia pode influenciar, indiretamente, nas pancadas em parte do estado paulista.

 

mapa-previsao-2612

 

Previsão do tempo para 26/12/2021 - domingo

Domingo(26), terá mais chuva volumosa e persistente do Amazonas à Bahia, pegando TO, MT, GO, PA, RO, AC e que avança mais pelo MA, PI, CE AL, SE, no sul do CE, centro oeste de PE e da PB, por conta da ZCAS (zona de convergência do Atlântico Sul), com riscos de mais deslizamentos de terra, inundações e alagamentos, com potencial para grandes transtornos. Os volumes de chuva previstos passam dos 100mm, aliás os maiores acumulados devem ocorrer sobre o Tocantins, oeste, sul e leste da Bahia, norte do Mato Grosso,  sul do Pará, do Maranhão e do Piauí, mas não se descartam danos nas demais localidades.


Ressalta-se que as chuvas intensas e com acumulados mais elevados na faixa norte da Região Norte, como no Amapá, Roraima e no norte do Pará, devido a outro sistema, a zona de convergência intertropical(ZCIT) que é uma banda de nebulosidade se formada pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios.

 

Destaque também para a região Sul do país: há previsão de pancadas de chuva, com intensidade forte e na forma de temporais, com raios e rajadas de vento na faixa leste e nordeste do Rio Grande do Sul, do centro leste de Santa Catarina e do grande parte do Paraná, devido à formação de uma nova frente fria, um cavado em níveis mais baixos da atmosfera e uma baixa pressão atmosférica em níveis médios da atmosfera. Há um indicativo de acumulados pontualmente elevados, com potencial para danos entre o nordeste do RS ao litoral do PR, passando pelo centro leste de SC. Esse mesmo sistema poderá influenciar nas pancadas de chuva pelo sudoeste e oeste do estado de SP.

 

Previsão de pancadas de chuva ao longo do domingo também sobre o Mato Grosso do Sul, pela atuação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o MS e o Paraguai. Aliás, esse mesmo sistema poderá influenciar também nas instabilidades do noroeste do estado de SP e do centro norte do PR.
Já as pancadas de chuva entre MG, RJ e ES são causadas por um cavado em vários níveis da atmosfera, que é uma baixa pressão relativa e mais alongada.

 

Destaque para calorão, com termômetros marcando mais de 30°C, à tarde no oeste da Região Sul e na metade sul  e oeste do MS no domingo(26), além da baixa umidade do ar nas horas mais quentes do dia.

 


Alertas meteorológicos para 26/12/2021 - domingo

Atenção para o risco de temporais e chuva volumosa nas capitais: Palmas e Salvador e em Belém e no Amapá, além de Aracaju.

Atenção para o risco de chuva forte (com raios e rajadas de vento) nas capitais: Manaus, Cuiabá, Brasília, São Luís, Teresina, Fortaleza, Porto Velho, Rio Branco, Florianópolis e Curitiba.

Alerta para temporais no norte do MT, de GO e de MG, do sul do PI, do MA, do MA, de RO, do centro oeste de PE, do sul do CE, em SE, na BA.

Alerta para temporais e chuva bem volumosa entre o PA,TO, BA e sul do PI e MA, além do AP e norte do PA.

Atenção a chuva moderada à forte, com raios e rajadas de vento: no AM, RO, AC, PA, RR, centro do MT, centro e parte do norte de GO, no DF, noroeste de MG, boa parte do MA, PI, CE, oeste do RN, além do nordeste do RS, centro leste de SC e leste do PR.

Atenção para rajadas de vento moderadas, entre 40 e 50km/h, também nas regiões da Baixadas litorâneas e na norte fluminense e em parte da metropolitana do Rio De Janeiro, e em grande parte do estado do Rio Grande do Sul, e com ventos que chegam aos 60km/h na região das missões, no Rio Grande do Sul. 

 

Umidade do ar abaixo dos 30% em grande parte do RS, do PR, do MS e de SP, e no centro oeste de SC, no Triângulo e sul mineiro e no sul de GO. A umidade do ar, que ficará entre 10 e 20%, está prevista na Fronteira Oeste gaúcha.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias