Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais sol e menos chuva para a Bahia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Paramirim (BA), por Flávio Santos

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Paramirim (BA), por Flávio Santos


As áreas de instabilidade se dissiparam sobre quase toda a Bahia permitindo que o sol reaparecesse forte. A quarta-feira foi sem chuva em grande parte do estado e o tempo continua secando nos próximos dias. Depois dos eventos de chuva extrema desde a segunda quinzena de novembro, o ano de 2021 termina com mais sol e menos chuva sobre a Bahia. Mas algumas áreas do estado ainda podem ter chuva forte.


Sol no Sul da Bahia

 

A população do Sul da Bahia terá predomínio de sol pelo menos até o dia 3 de janeiro de 2022. Até lá, alguma chuva passageira poderá ocorrer nas regiões litorâneas, mas não há risco de novas tempestades. Porto Seguro, Ilhéus e também Salvador poderá ter rápidas pancadas de chuva nos próximos dias

 

 

Chapada Diamantina


A Chapada Diamantina, a região de Irecê, o sertão e o nordeste da Bahia também terão dias muito sol até o começo da próxima semana. Mas a região de Juazeiro poderá ter pancadas de chuva e raios já a partir da sexta-feira, 31 de dezembro de 2021. Algumas pancadas podem ser fortes por lá

 


Vale do São Francisco e Oeste

 

As condições para pancadas de chuva permanecem altas nos próximos dias para as regiões do Vale do São Francisco e para o Oeste da Bahia. Até a terça-feira, 3 de janeiro de 2022, várias pancadas vão ocorrer principalmente à tarde e à noite, com previsão de raios e rajadas de vento moderadas a fortes. A chuva pode cair forte em várias áreas destas regiões, mas não deve se prolongar por muitas horas. Não há expectativa de chuva volumosa e por muitas horas consecutivas como ocorreu no Sul da Bahia.

 


Salvador

 

Para a região de Salvador, e todo o Recôncavo Baiano, a previsão é de sol e pancadas de chuva nestes dois últimos dias de 2021 e até a próxima terça-feira. A chuva pode ocorrer a qualquer hora, mas o risco de raios é baixo. 


Alguns números impressionantes da chuva de dezembro de 2021


Salvador acumulou 377,6 mm de chuva de 1 a 29 de dezembro de 2021, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica de Ondina. Isto representa 6,5 vezes mais chuva do que a média para dezembro, que é de 58 mm. Dezembro de 2021 é o dezembro mais chuvoso em Salvador em 32 anos.


Em Itamaraju, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 813,2 mm de chuva entre os dias 1 e 28 de dezembro de 2021. A média de chuva para 1 ano na região é de aproximadamente 1000 mm.


Em Lençóis, o  Instituto Nacional de Meteorologia registrou 648 mm de chuva em dezembro de 2021, até o dia 29, quase 5 vezes mais do que a média normal para este mês que é de 133 mm. Não há registro de tanta chuva assim na região em um mês pelo menos desde 2006


Em Barreiras choveu 417,6 mm, de 1 a 29 de dezembro, sendo o maior volume de chuva acumulada em um mês desde janeiro de 2016, quando choveu 593,1 mm (dados do INMET).


Em Correntina, o total de chuva de 1 de novembro a 29 de dezembro de 2021 foi de 756,3 mm, o que corresponde a 81% da média de chuva anual, que é de 924 mm


Em Caravelas, no litoral sul da Bahia, o INMET registrou 504,6 mm em 29 dias de dezembro de 2021. A média normal de chuva para este mês é de 148 mm.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias