Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul do BR com calor de quase 40°C: chuva retorna nesta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Balneário Camboriú (SC), por João Pedro Naime

 

Esta semana será marcada por calor intenso em várias regiões do Sul do Brasil. Neste primeiro domingo de 2022, a máxima na capital Porto Alegre pode chegar aos 38 °C, Florianópolis também terá um dia quente, a máxima chega aos 32 °C, e em Curitiba, termômetros em torno dos 29 °C!

 

A passagem de uma nova frente fria traz o retorno da chuva já neste domingo (02) nos três estados do Sul do Brasil.

 

Atenção! Antes da chuva calor e umidade relativa do ar abaixo de 30% por todo o interior da Região.

 

A combinação entre o aumento da umidade e o calor extremo, gera o risco de temporais isolados a partir da tarde com ventania sobre o estado do Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina e por todo o estado do Paraná, incluindo a região da capital Curitiba e do litoral, pancadas de chuva com risco de trovoadas. A chuva ainda acontece de forma irregular e não acumula volumes significativos.

 

O tempo fica firme apenas em áreas do litoral do Rio Grande do Sul e no sudeste catarinense.

 

 

Semana abafada e com chuva

 

Na segunda-feira (03) o calor, a aproximação da frente fria e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera concentram o ar úmido e facilitam a formação de áreas de chuva por todo o Sul do país.

 

A chuva acontece em vários momentos, intercalando aberturas de sol sobre o noroeste gaúcho, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nestas regiões há risco de chuva intensa e volumosa, com rajadas de vento no decorrer do dia. Nas demais áreas da Região, as pancadas de chuva acontecem de forma isolada. Não deve chover apenas no litoral gaúcho.

 

Confira: Para OMM, 2021 foi marcado por temperaturas extremas

 

Na terça-feira (04), o céu fica cheio de nuvens e chove em vários momentos, por todo o centro-sul gaúcho. Em Porto Alegre, Santa Catarina e no Paraná, sol e pancadas de chuva com risco de trovoadas. As temperaturas ainda seguem elevadas e o ar fica abafado o que pode aumentar as condições para chuva forte em grande parte da Região. 

 

A frente fria segue avançando nos próximos dias e aumentando as condições para chuva, principalmente sobre o estado do Rio Grande do Sul, mas, a semana segue quente e abafada. 

 

 

Leia também: Janeiro 2022: confira a previsão completa para mês em todo o BR

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias