Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tornado provoca danos no município de Timbó-SC

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

iStock vento ventania

2 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

O temporal da última quarta-feira(05) chamou atenção em Timbó, na Região Metropolitana do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do estado, foi confirmada a formação de um tornado na região.

 

Qual a diferença entre tornado, downburst e microburst?

 

Foram relatados vários danos, como caminhão tombado, danos estruturais em construções, além de alagamentos. Estima-se que os ventos tenham passado dos 100km/h, de acordo com a escala Beaufort. 

 

Entenda o motivo

A circulação em níveis médios da atmosfera, a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, e o calor e a alta umidade foram os responsáveis pelo desenvolvimento das tempestades no estado.

 

Chuva diminui

A frente fria já avançou para o Sudeste e com a entrada dos ventos mais frios da massa de ar polar, as condições para temporais já diminuem bastante no estado de Santa Catarina.

 

O litoral catarinense ainda terá chuva até o fim da semana e não se descarta um pouco de chuva em áreas do Vale do Itajaí também, mas com volumes bem mais baixos. O que chama atenção é o vento, ainda fica ventando com rajadas de até 55km/h em alguns pontos do estado.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias