Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Litoral de SP e sul do RJ voltam a ter muita chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Caraguatatuba (SP), por Jorge L. Dantas

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: Caraguatatuba (SP), por Jorge L. Dantas


Pela segunda vez, com intervalo de apenas uma semana, o litoral de São Paulo e o litoral sul do Rio do Rio De Janeiro voltam a registrar grandes volumes de chuva, com grande potencial para causar novos alagamentos de grandes proporções e muitos transtornos para a população.

 


Frente fria

 

Uma frente fria que chegou na quarta-feira (5) ao litoral paulista e avançou para o Rio de Janeiro e  no fim de semana deve ficar semi estacionária entre o litoral fluminense e do Espírito Santo. A intensificação do vento marítimo provocada pela passagem da frente fria faz com que uma grande carga de ar úmido seja injetada nestas áreas litorâneas. O acúmulo de ar úmido estimula a formação de muita nebulosidade de chuva.

 

Imagens: Temporal em Caraguatatuba no dia 30/12/2021


Alerta para muita chuva nos próximos dias

 

Este processo de injeção de umidade deve persistir nesta sexta-feira, 7 de janeiro, e durante todo o fim de semana, estimulando muita chuva no litoral de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro, região de Paraty e de Angra dos Reis.

 

A chuva tende a cair de forma contínua, moderada às vezes forte, causando grandes acumulados de água com o passar das horas. 


A Climatempo prevê quantidades de chuva de 100 mm a 200 mm acumulados entre os dias 7 e 11 de janeiro, para várias regiões do litoral de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro.

 

Fique atento: risco de queda de barreiras na Serra do Mar

 


Mais de 100 mm em Paraty e Ubatuba em 12 h

 

O aumento da chuva no litoral de São Paulo e do sul do Rio de Janeiro começou a ser sentido já nesta quinta-feira, 6 de janeiro. Em apenas 12 horas, a região de Paraty e de Ubatuba acumularam mais de 100 mm.


Confira alguns acumulados de chuva elevados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais


Ubatuba (SP): 140,6 mm (entre 15h do dia 6/1 e 3h de 7/1)

Paraty (RJ), em 24h: 105 mm (entre 3 h do dia /1 e 3h de 7/1)

Angra dos Reis (RJ): 106,8 mm  (entre 15h do dia 6/1 e 3h de 7/1)

Bertioga (SP), em 6h: 101 mm (entre 12h40 e 17h40 de 6/1)

Santos (SP): 77,7 mm em 6h (entre 12h40 e 17h40 de 6/1)

Caraguatatuba, em 12h: 93,6 mm (entre 16h 6/1 e 4h de  7/10)

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias