Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Belo Horizonte: previsão ainda é de muita chuva por mais 48 h

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Belo Horizonte (MG), por Vanessa Gehn

3 min de leitura

Foto: Belo Horizonte (MG), por Vanessa Gehn

 

Em apenas 9 dias, o volume de chuva que caiu sobre Belo Horizonte superou a média normal para todo mês, segundo dados do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia. O total de precipitação acumulada do dia 1 até 9 horas dia 9 de janeiro de 2022 foi de 344,1 mm, sendo que a média histórica para este mês é de 329,1 mm.


Choveu todos os dias, desde o início do mês, mas a chuva ficou mais forte e volumosa desde o dia 7, quando a região da Grande Belo Horizonte começou a sentir a atuação de um novo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul. 


Entre 9 horas do dia 6 e 9 horas do dia 9 de janeiro, o Inmet registrou 227,7 mm no local da estação meteorológica de Santo Agostinho, região central da capital mineira.

 

Entre meados da manhã do sábado, 8 e meados da manhã do domingo, 9 de janeiro, choveu 126,8 mm, o que corresponde a 39% da média de chuva para janeiro

 


Volume de chuva supera 400 mm nos próximos dias

 

A Climatempo prevê que ainda chova cerca de 100 mm sobre Belo Horizonte até o dia 13 de janeiro. Se esta projeção se confirmar, a capital mineira terminará esta semana com cerca de 440 mm de chuva acumulados. 


Em janeiro de 2021 choveu 309,9 mm. Em janeiro de 2020 choveu 934,7 mm em Belo Horizonte, sendo o maior volume de chuva registrado em um janeiro, e também em qualquer outro mês, na capital mineira desde  o início das medições na estação de Santo Agostinho, em 1910.

 


Semana começa com chuva e termina com sol

 

A ZCAS ainda fica bastante ativa sobre a região de Belo Horizonte nas próximas 48 horas e provoca mais chuva e que pode ser forte e volumosa. A situação ainda é de alerta até a terça-feira, 11 de janeiro


Na quarta-feira, 12, a chuva começa a diminuir e a capital mineira já terá vários períodos com sol, mas ainda não se pode descartar alguma pancada de chuva moderada a forte.

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul vai se desfazendo durante a quarta-feira e na quinta-feira, 13, Belo Horizonte já terá sol e pouca chuva. 


O sol predomina na sexta-feira e a previsão é de que não chova.


Acompanhe as atualizações sobre as condições do tempo na região de Belo Horizonte aqui no site da Climatempo

+ mais notícias