Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Onda de calor extremo pode provocar recordes no Rio Grande do Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

iStock sol calor

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

O Rio Grande do Sul deve se preparar para uma semana de muito sol e calor intenso. A atuação de um bloqueio atmosférico vai impedir que novas frentes frias avancem pelo estado. Além disso, o estado vai enfrentar uma onda de calor, com vários dias consecutivos de calor bastante expressivo. No interior, as temperaturas ficarão até acima dos 40°C. Confira!

 

Bloqueio atmosférico

O que costuma trazer um refresco do calor no verão é a passagem de frentes frias com suas massas polares. Porém, nesta semana, com a atuação de um bloqueio atmosférico, a tendência é que as frentes frias fiquem bloqueadas de avançar pelo estado. Na terça-feira, 11 de janeiro, uma frente fria até se aproxima, na altura do Uruguai, mas logo é desviada para alto-mar.

 

A Climatempo alerta para vários dias consecutivos com predomínio de sol. Principalmente a partir de quarta(12), o vento vai soprar predominantemente do quadrante norte, fazendo com que as temperaturas subam com mais facilidade no estado.

 

O calor ficará acima do normal por vários dias seguidos. No interior gaúcho, as temperaturas vão ficar na casa dos 40°C, até se aproximando de 42/43°C em alguns municípios. Esse calor intenso tende a predominar até o próximo fim de semana.

 

Vento

Atenção com o vento! Não há expectativa para ventos intensos que provoquem danos no Rio Grande do Sul, mas ao longo da semana há expectativa para rajadas de vento no de até 50km/h.

 

Recordes

Com o calor intenso, há possibilidade de novos recordes pelo Rio Grande do Sul. A capital ainda não deve chegar na marca dos 40°C. A temperatura tende a ficar em torno dos 37°C na sexta-feira(14). O recorde absoluto de calor em Porto Alegre, até o momento, é de 40,6°C no dia 6 de fevereiro de 2014.

 

Sem título

 

SMAC

Gostou do mapa acima? Usamos o Sistema de Monitoramento e Alerta da Climatempo, que é disponibilizado para os nossos clientes. Com o SMAC é possível acompanhar, em tempo real, as condições do tempo em qualquer localidade do Brasil. Além disso, a plataforma também possui previsões personalizadas para cara cliente. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais! 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias