Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Até quando vai o calor intenso no Sul do Brasil?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

iStock- calor onda de calor

3 min de leitura

Foto: IStock

 

Depois de vários dias com temperaturas extremamente elevadas no Sul do Brasil, a previsão já indica uma diminuição do calor. A redução das temperaturas vai acontecer por causa de uma nova frente fria que vai avançar e, finalmente, vai romper o bloqueio que impedia a passagem dos sistemas frontais.

 

As máximas têm ficado próximas dos 40°C em muitos municípios do Rio Grande do Sul e interior de Santa Catarina e Paraná, e até passado deste valor em algumas cidades. Em Porto Alegre, a maior temperatura desde o início do verão é de 40,1°C, no dia 16 de janeiro de 2022. Essa temperatura está em 5º lugar das temperaturas mais altas já registradas na capital desde 1909, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Confira:

 

40,7°C em 01/01/1943
40,6°C em 06/02/2014
40,4ºC em 17/02/1929
40,3ºC em 14/02/1958 e 31/12/2019
40,1°C em 16/01/2022
40,0ºC em 02/01/1949

 

Semana quente e com temporais isolados

A semana vai seguir com várias horas de sol na Região Sul do Brasil e o calor ainda segue intenso nos próximos dias. Mesmo que de forma isolada, há condições para temporais por várias áreas do estado gaúcho, inclusive em Porto Alegre e no interior de Santa Catarina e do Paraná. A partir de terça, a chuva atinge inclusive as capitais de Florianópolis e Curitiba. Na maioria das cidades, a chuva vai se concentrar entre a tarde e a noite até a quarta-feira.

 

RS_Porto Alegre_ Vanessa Gehm.

Porto Alegre/RS por Vanessa Gehm - tarde deste domingo(23/01/22)

 

Mudanças no tempo

Na quarta-feira, com a aproximação de uma frente fria, o risco para temporal já aumenta, principalmente no Rio Grande do Sul. Há previsão para chuva volumosa. Mas o dia ainda segue quente:

 

quarta

Mapa de temperatura máxima prevista para quarta(26) - SMAC

 

Na quinta, 27 de janeiro, a frente fria avança e reforça as instabilidades. Os três estados ficam em alerta para temporal, com condições para raios e intensas rajadas de vento. Além disso, o destaque é que a temperatura já começa a diminuir. Mesmo sem expectativa de frio, a diferença será bastante expressiva em relação aos últimos dias.

 

quinta

Mapa de temperatura máxima prevista para quinta(27) - SMAC

 

As madrugadas também serão mais frescas e até com sensação de frio na região da Serra Gaúcha.

 

sexta

Mapas de temperatura máxima prevista para sexta(28) - SMAC

 

+ mais notícias