Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva frequente e volumosa no sul da Bahia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Salvador (BA), iStock

 

As instabilidades ainda seguem ativas sobre a Região Nordeste do Brasil. Apesar do sol, calor e as altas temperaturas em vários municípios, tem previsão de chuva forte nos próximos dias, principalmente sobre a costa norte da Região e o sul da Bahia. 

 

Chuva frequente e volumosa

A ZCIT (Zona de convergência intertropical) ainda reforça as nuvens de chuva sobre áreas da costa norte do Nordeste nos próximos dias. Além disso, o VCAN (Vórtice ciclônico de altos níveis) ainda segue atuando próximo à costa da Bahia. Com isso,  o tempo também fica instável ao longo dos próximos dias, com condições para chuva forte e volumosa sobre o sul e leste baiano, inclusive em Salvador.

 

Os acumulados previstos são altos e há risco para transtornos, como alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes, mas não se compara ao evento de chuva que inundou o sul da Bahia no final de 2021

 

Na quarta-feira(26) o alerta para temporal persiste no sul da Bahia. Nas demais áreas, inclusive nas capitais, o sol até aparece e ocorrem períodos de pausa da chuva, mas não dá para descartar o risco de chuva moderada a forte intensidade, com raios e rajadas de vento.

 

Na quinta-feira(27) o céu fica com bastante nebulosidade em no norte do Maranhão, inclusive em São Luís, no litoral do Piauí, norte do Ceará, inclusive em Fortaleza e no Rio Grande do Norte. Pode chover a qualquer hora nestas regiões, com forte intensidade e acumulados elevados. 

 

O sol predomina e chove de forma fraca e passageira sobre Sergipe, Alagoas e no extremo sul do Pernambuco. Nas demais regiões, sol, calor e pancadas de chuva entre a tarde e à noite, com risco de trovoadas. 

 

Na sexta-feira (28) a chuva aumenta sobre o estado do Maranhão, oeste do Piauí e norte do Ceará, chove em vários momentos, com forte intensidade no decorrer do dia. O litoral da Bahia e a região de Salvador, seguem com bastante nebulosidade e chuva a qualquer hora. Até o fim de semana, grandes volumes são previstos.

 

No sul e oeste da Bahia, no interior da Região, na Paraíba e no interior do Pernambuco, sol e pancadas de chuva a tarde, com risco de trovoadas. O tempo volta ficar firme apenas em áreas do centro-sul baiano.

 

Instabilidades persistem no fim de semana

O tempo ainda segue instável no decorrer do fim de semana sobre a Região, com condições para chuva forte e frequente, principalmente na costa norte do Nordeste. Confira o mapa de chuva prevista entre os dias 25/01 e 29/01:

 

 

WhatsApp Image 2022-01-25 at 11.42.12.

Chuva acumulada de 25/01/2022 a 29/01/2022

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias