Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Ocorrência de raios nas obras e operações minerais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

No fim do ano passado, em dezembro de 2021, circulou a notícia de um homem que foi atingido por um raio na cabeça enquanto trabalhava. O caso aconteceu em Jacarta, na Indonésia. Porém, apesar do susto, Abdul Rosyid foi levado ao hospital imediatamente e conseguiu sobreviver.

 

Casos como esse também já aconteceram no Brasil e, em muitas situações, não foi possível reverter o estrago. Além de acidentes fatais, os raios também são responsáveis por outros estragos, como queima de equipamentos e incêndios, dependendo da região. Por isso, em dias com grande incidência de raios, alguns cuidados devem ser tomados para evitar transtornos.

 

SP_Bauru por Robson Miranda

Bauru/SP por Robson Miranda

 

Por que é importante acompanhar as condições do tempo?

O setor da Climatempo Construção e Mineração tem como objetivo reduzir os riscos nas obras e mineradoras. O monitoramento em tempo real aumenta a segurança da operação, minimiza o tempo de parada durante os períodos de mau tempo e favorece o aumento da produtividade. Acidentes como o citado acima, podem ser amenizados/evitados com a ajuda das informações meteorológicas previamente recebidas. 

 

ec763e29f494591f245d236c0109f83b (1)

Registro do histórico de raios de uma tempestade visualizados na plataforma SMAC.

 

Como se planejar com antecedência?

Através do SMAC (Sistema de Monitoramento e Alertas da Climatempo) é possível monitorar a área de interesse, auxiliando na tomada de decisões. O acompanhamento das condições do tempo é um aliado dos cronogramas das obras, contribuindo para aumento do ganho operacional. A ferramenta auxilia nos avisos com antecedência, seja por alertas via SMS, Telegram, Push e e-mail, indicando o momento com maior potencial de risco. Para conhecer um pouco mais sobre a plataforma e contratar o serviço, entre em contato com um de nossos consultores!

 

Alerta para tempestades nos próximos dias

Depois da atuação de um bloqueio atmosférico que impedia o avanço de frentes frias sobre o Brasil, o padrão de circulação atmosférica já está mudando e os próximos dias serão muito diferentes no centro-sul do Brasil.

 

A Climatempo alerta para chuva volumosa, com potencial para transtornos, principalmente entre os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais. As capitais destes estados estão na rota dos temporais entre o fim de janeiro e começo de fevereiro.

 

Atenção com a chuva no litoral do Sul e do Sudeste. A virada de mês também será marcada por grande volume de chuva e que pode acarretar diversos problemas.
Para se planejar e evitar transtornos, conte com a ajuda do SMAC!

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias