Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS vai provocar chuva torrencial no centro-sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Foto:

 

A partir desta sexta-feira, 28 de janeiro, uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se organizar sobre o Brasil. Uma baixa pressão próxima à costa de São Paulo ajuda a canalizar a umidade e favorece a formação de nuvens de chuva persistente e volumosa entre áreas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

Chuva volumosa nos próximos dias

Depois de vários dias com chuva irregular no centro-sul do Brasil, a chuva volta a acontecer de forma mais generalizada e frequente. 

 

No sábado(29),  o sistema de baixa pressão dará origem a uma frente fria que ficará estacionária no litoral de São Paulo. A junção dos sistemas vai ajudar a organizar o corredor de umidade que irá atuar até a próxima segunda-feira. Serão dias mais nublados, com chuva frequente e grandes volumes acumulados, principalmente entre os estados do Paraná, São Paulo, Rio De Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

 

No estado de São Paulo, há previsão de grandes volumes acumulados, que podem variar, em média, de 150 a 250 mm na maioria das áreas - incluindo a capital, sendo que, nas áreas mais próximas do Paraná e no litoral sul e Baixada Santista, o acumulado pode chegar a valores próximos de 300 mm.

 

O estado do Mato Grosso e o sul de Goiás também terão dias chuvosos, assim como o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, que além de chuva persistente, também terá períodos de céu nublado e com temperaturas amenas.

 

WhatsApp Image 2022-01-27 at 12.22.41.

 

Alerta para o risco de transtornos

 

Devido a persistência e o volume de chuva previsto, a Climatempo alerta para o risco de transtornos como queda de árvores, transbordamento de córregos e rios, deslizamento de encostas e alagamentos.

 

 

Temperaturas

Depois de vários dias de calor muito intenso, o calorão dá uma trégua e o centro-sul do país volta a sentir temperaturas mais amenas para o período. A capital paulista terá temperaturas abaixo dos 25°C no fim de semana.

 

Confira a temperatura para a sua cidade no campo de busca do nosso site!

+ mais notícias