Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Segunda-feira com temporais em grande parte do centro-norte do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Foto: iStock

 

Nebulosidade sobre o Brasil

A ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um intenso corredor de umidade que vem do Norte do Brasil, ainda está sendo canalizada por uma frente fria que atua de forma estacionária na costa de SP. Com isso, muita nebulosidade se espalha em grande parte da Região Norte do país, Centro-Oeste e também no Sudeste.

 

Há algumas nuvens entre SC e o PR, mas as mais carregadas se concentram no centro-norte do Brasil. No Nordeste também tem muita nebulosidade espalhada nos estados, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que atua na costa norte da região. Já no Rio Grande do Sul o ar seco deixa o tempo aberto em todo o estado e no interior de Santa Catarina. 

 


Previsão do tempo para 31/01/2022 

O tempo fica firme no sul, sudoeste e oeste do RS. No leste de SC, sol e chuva rápida. No norte do PR as pancadas de chuva perdem força mas ainda acontecem em vários momentos do dia. Nas demais áreas da Região Sul, a chuva acontece em forma de pancadas isoladas. No Sudeste, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) provoca períodos de chuva frequente sobre SP e sul de MG, com potencial para temporais. No RJ, ES e demais áreas de MG as pancadas de chuva acontecem de forma isolada com trovoadas.

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também deixa o tempo instável em todo o MT, sul de GO e norte do MS onde as pancadas de chuva acontecem em vários momentos do dia com risco de temporais. Nas demais áreas da região, pancadas de chuva isoladas.

 

Na faixa leste do nordeste entre RN e SE, o predomínio é de sol com chuva rápida. Nas demais áreas as pancadas de chuva acontecem de forma isolada com maior intensidade no norte do MA. No norte do Brasil chove em vários momentos do dia no litoral do AP e sul de RO, onde tem potencial para temporais. O tempo fica instável em grande parte da região, com tempo firme apenas em RR e sul do AM. Tempo firme apenas no norte do AM e em RR.

  

Alertas meteorológicos para 31/01/2022 

 

Atenção para o risco de chuva forte e temporais em grande parte das capitais do país. A exceção fica apenas para Florianópolis, Boa Vista, Aracaju, Maceió e Recife.

 

Alerta especial: Perigo para temporais e chuva volumosa no centro, norte e nordeste de SP, região do Vale do Paraíba, sul de MG e triângulo mineiro, extremo sudeste de Goiás e nordeste de MS.

 

Alerta para temporais: Todo o estado de SP, centro-sul de MG, RJ, centro e norte de MS, GO (com exceção do nordeste do estado), MT, RO, centro-leste do AM, PA, leste do AP, centro-oeste e norte do TO e sudoeste do MA.   

 

Atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, isoladas, com raios e rajadas de vento fortes: Leste do RS, Vale do Itajaí, noroeste centro-sul e leste do PR, norte de MG e ES, nordeste de GO, BA (exceto norte do estado), RN, norte do CE, PI, MA, centro-oeste e norte do AM, sul de RR, noroeste do PA e do AP.

 

Rajadas de vento de 40 a 60km/h no centro e sul do RS.

 

Umidade relativa do ar abaixo dos 30% em todo oeste e sudoeste do RS.               

                     

Chuva 7 dias

No período entre 30 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022, áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e Norte receberão os maiores volumes de chuva. Espera-se a formação de um novo evento da Zona de Convergência do Atlântico Sul

+ mais notícias