Uma área de baixa pressão se aprofunda nesta sexta-feira, favorecendo a formação de nuvens carregadas sobre o sul do Brasil. No sábado a baixa pressão se organiza como um ciclone extratropical e origina uma frente fria que manterá as condições propícias à formação instabilidades entre o Rio Grande do Sul e o Paraná.
Nesta sexta-feira (04) há risco para chuva forte, com raios e rajadas de vento de até 80 km/h em grande parte do RS, em SC e no PR. No sábado o risco para chuva forte e temporais se concentra no centro-norte do RS, em grande parte de SC e no interior do PR, novamente com raios e rajadas de vento de até 80 km/h. No leste do PR, no Vale do Itajaí em SC e no centro e sul do RS a chuva ocorre com moderada a forte intensidade e ventos de até 60 km/h.
A Climatempo alerta para a possibilidade de quedas de galhos na rede elétrica que podem provocar interrupção do fornecimento e risco para alagamentos de rios e córregos.