Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Pela quarta vez em 2022, BR terá influência da ZCAS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

IStock

 

Os meteorologistas da Climatempo alertam para um novo episódio de ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, que vai provocar chuva volumosa em muitas áreas do Brasil ao longo desta semana. O sistema vai atuar entre os dias 08 e 11 de fevereiro, de terça a sexta-feira.

 

A chuva, neste período, vai ficar concentrada entre o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte do Brasil. Acumulados bastante expressivos de chuva são previstos entre áreas mais ao norte de São Paulo, todo estado do Rio De Janeiro, sul do Espírito Santo, centro-sul e oeste Minas Gerais, incluindo a capital Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Acre e Amazonas.

 

 

download (64)

 

 

Mais problemas com a chuva

O ano de 2022 está sendo marcado por grandes tempestades no país. Muitos municípios ainda nem se recuperaram da chuva das últimas semanas.

 

Só neste ano, o Brasil já enfrentou 3 episódios de ZCAS:

31/12/2021 até 03/01/2022

06/01/2022 até 11/01/2022

29/01/2022 até 31/01/2022

 

Com o desta semana, serão 4 episódios em menos de 2 meses.

 

Um dos grandes destaques é o estado de Minas Gerais que já enfrentou diversos transtornos desde o final do ano passado. O estado tende a ser um dos mais afetados pela chuva ao longo desta semana. 


Em Belo Horizonte, só no mês de janeiro, já choveu 528,2mm, segundo dados do INMET. O valor ficou mais de 60% acima da média para o mês. A tendência entre (08) e o próximo sábado(12), é que a capital mineira tenha valores de chuva entre 150 e 250mm(podendo atingir valor mais extremos em alguns pontos, com ate 300mm). A Zona Mata também será marcada por muita chuva, com valores acumulados próximos aos valores citados acima. No Sul de Minas e no Vale do Rio Doce, o acumulado de chuva fica em torno de 120mm a 170mm neste mesmo período.

 

O Rio de Janeiro também terá muita chuva com a atuação da ZCAS. Entre terça(08) e sábado(12) chove entre 120 e 170mm na Costa Verde, Vale do Paraíba, Grande Rio, Região dos Lagos e Norte Fluminense. Na Região Serrana, a chuva será mais volumosa, com valores entre 150 e 250mm, podendo chegar aos 300mm em alguns pontos.

 

Risco de novos problemas

É alto o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e até transbordamento de rios e córregos, já que o níveis se encontram bastante elevados. Por isso, evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos nos momentos de chuva mais intensa.

 

Fevereiro

O mês de fevereiro promete fechar com volumes de chuva acima da média em muitas áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país. Um dos fatores que vai auxiliar no aumento da chuva é justamente situações como essa, em que um grande corredor de umidade provoca chuva frequente e volumosa por várias áreas do país.

 

Confira o mapa de anomalia para o mês:

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias