Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Perigo de chuva forte e volumosa no Rio de Janeiro

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: iStock

 

Áreas de instabilidade associadas a passagem de uma frente fria e a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), ajudam a manter o tempo fechado e muito instável sobre todo o Rio De Janeiro nos próximos dias. 

 

O que é a ZCAS e como este sistema se forma? 

 

Alto risco para transtornos

A frente fria vai seguir atuando na costa fluminense ao longo desta terça-feira, dia 08 de fevereiro. Por causa da chuva frequente, do céu nublado e da entrada de ar mais frio, as temperaturas não sobem muito, se comparada aos últimos dias. A máxima prevista para a capital é de 27 °C e a sensação é de abafamento.

 

A chuva pode ocorrer a qualquer momento do dia e o ar abafado reforça as tempestades. Com isso, todas as áreas do estado ficam em alerta para chuva forte e volumosa. 

 

A Climatempo alerta para o alto risco de transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios e córregos, principalmente nas áreas mais vulneráveis. 

 

 

Volumes muito elevados 

As instabilidades vão persistir no decorrer dos próximos dias. Até o próximo fim de semana, os dias serão marcados por tempo fechado no Rio de Janeiro e com chuva frequente em todas as áreas. 

 

Entre esta terça-feira, e o próximo sábado, dia 12, devemos ter acumulados de chuva entre 120mm a 170mm pra Costa Verde, Vale do Paraíba, Grande Rio, Região dos Lagos e Norte Fluminense. Mas, é na região serrana do estado onde a chuva pode acumular de 150mm a 250mm podendo atingir, pontualmente, valores mais extremos entre 250mm e 300mm.

 

WhatsApp Image 2022-02-07 at 14.25.59.

Mapa do acumulado de chuva previsto no período de 07/02 a 11/02

 

Leia também: Chuva volumosa causa alagamentos no litoral de SP 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias