Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fevereiro com impactos no setor de construção

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Reprodução/TV BAND

 

O início de fevereiro começou com um grande transtorno na capital paulista, devido a uma falha na obra do metrô de São Paulo. O incidente ocorreu no dia 1º de fevereiro, na zona norte da cidade, após uma sequência de vários dias com grandes acumulados de chuva.

 

750x553_9531a510a2bc46d456fd3421e038d772

Foto: Reprodução/TV BAND

 

Como consequência, deixou a pista da marginal Tietê, no sentido Castello Branco, interditada por vários dias. O asfalto cedeu e a cratera aumentou progressivamente até ocupar três faixas da pista interna da marginal Tietê.

 

 

Impactos no setor

Outros transtornos como este também podem acontecer devido ao mau tempo. A presença de água no solo tem um impacto muito significativo durante a execução das obras. Além disso, a ocorrência dos raios e das intensas rajadas de vento também são grandes vilões durante algumas etapas, principalmente as que envolvem serviços em altura. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento das condições de tempo e Clima na região de atuação das obras.

 

Conheça: Climatempo Construção e Mineração

 

Durante o verão, estação que começou em 21 de dezembro de 2021 e vai até o dia 20 de março 2022, é muito comum a ocorrência de tempestades com raios sobre o país. Além disso, desde o início dessa estação, já tivemos 5 ocorrências de ZCAS atuando sobre o Brasil, o que aumentou ainda mais os transtornos em algumas regiões.

 

A ZCAS, Zona de Convergência do Atlântico Sul, é um corredor de umidade que dura vários dias consecutivos e provoca chuva persistente e volumosa em uma determinada região. Com isso, a chance de transtornos é muito grande, ainda mais se já tiver chovido de forma expressiva antes da atuação deste sistema.

 

Risco de novos problemas

A tendência é que o mês de fevereiro ainda seja marcado por chuva acima da média em muitas localidades e novos episódios de ZCAS ainda podem acontecer. Com o solo já encharcado em muitos estados, desde o início do ano, é alto o risco de novos problemas, inclusive para o setor de construção, atrasando inúmeros cronogramas de obras.

 

 

Planeje sua obra

Para auxiliar no planejamento das operações, a Climatempo oferece a plataforma SMAC aos nossos clientes, que é uma ferramenta que contribui, além do planejamento, para a segurança da sua operação. O sistema permite acompanhar o avanço de tempestades, em tempo real, em qualquer localidade do Brasil e receber alertas por e-mail, SMS, Push ou Telegram com antecedência, para evitar riscos de vida e operacional.

 

Fale com um de nossos consultores!

 

Para ficar por dentro de mais assuntos ligados ao setor de Construção e Mineração, clique aqui.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias