Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Impactos da ZCAS nos setores de construção e mineração

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: IStock

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) tem sido destaque nos últimos meses sobre o Brasil. Com a atuação de vários episódios deste sistema, a chuva tem provocado muitos transtornos no país. Além de provocar muitos danos à população geral, a ZCAS também pode ser uma grande vilã para os setores de construção e mineração, pois atrasa os cronogramas, paralisa as obras, além de poder causar perda de material devido à chuva, prejudicando o meio ambiente.

 

Leia mais notícias para o setor

 

Zona de Convergência do Atlântico Sul

A ZCAS é o principal sistema meteorológico do verão no Brasil, responsável por provocar chuva volumosa por vários dias consecutivos em uma mesma região. Normalmente, o sistema atua sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. Até o momento, já houve registro de 5 episódios de ZCAS só neste verão, estação que começou em 21 de dezembro de 2021.

 

Além dos 5 episódios, uma nova ZCAS é prevista para atuar sobre o país entre os dias 17 e 20 de fevereiro. Neste período, a chuva será volumosa por várias áreas e com alto risco para provocar problemas. A chuva persistente pode provocar atrasos e até perdas nas obras e mineradoras.

 

O que explica tanta ZCAS ultimamente?

O que explica a maior quantidade de eventos de ZCAS no verão 2021/2022 é a temperatura da água do oceano Atlântico abaixo do normal, na porção entre a costa do Sul e do Sudeste. Isso faz com que as frentes frias fiquem estacionárias nesta região, favorecendo a formação deste sistema.

 

Confira os detalhes

 

Foto: IStock

 

Mais ZCAS são previstas até o fim do verão?

De acordo com os especialistas de previsão climática da Climatempo, por enquanto não há expectativa para a formação de uma nova ZCAS até o fim do verão. A estação se estende até 20 de março de 2022  e deve terminar com os 6 episódios.

 

Porém, mesmo sem a atuação de ZCAS, outros sistemas meteorológicos podem impactar as condições de tempo sobre o Brasil neste período. Por isso, é importante utilizar plataformas de monitoramento para planejar a sua operação.


Com o auxílio do SMAC, as empresas conseguem se programar melhor durante a temporada de chuva no país. Além dos alertas de tempo severo que auxiliam a amenizar o risco de paradas extensas durante a operação, o SMAC também ajuda a resguardar a vida dos funcionários envolvidos.

 

Para contratar e conhecer mais o serviço, acesso nosso canal de consultoria e entre em contato!

 

Confira nossa página Climatempo Construção e Mineração no LinkedIn!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias