Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCIT intensifica a chuva no Nordeste neste fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 

 

A circulação nos níveis altos da atmosfera tem favorecido a formação de muitas nuvens de chuva sobre a Região Nordeste do Brasil. Os próximos dias serão marcados por muita nebulosidade e chuva principalmente no interior da Região. A partir do domingo (20), a atuação da ZCIT reforça as instabilidades, principalmente na costa norte da Região. Confira!

 

the-view-of-tynemouth-priory-taken-from-tynemouths-north-pier-on-a-picture-id1326654688

Foto: iStock

 

Semana termina com chuva forte na Região

A expectativa é que neste sábado (19) a chuva forte se concentre principalmente no interior nordestino. No interior da Bahia, muitas nuvens e chuva em vários momentos com forte intensidade, risco de raios e trovoadas. Apesar do sol, chove forte a partir da tarde, também sobre o sul do Maranhão, Piauí, no sertão da Paraíba e do Pernambuco. 

 

O risco de temporais aumenta sobre áreas do noroeste da Bahia, regiões, mais próximas ao norte de Minas Gerais, mas de forma pontual.

 

 

Chuva aumenta no domingo 

No domingo (20), a atuação da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) reforça as instabilidades sobre grande parte da costa norte da Região. O tempo fica instável, chove em vários momentos de forma frequente desde o litoral do Maranhão até o leste da Paraíba. 

 

No interior do Nordeste, sol e pancadas de chuva forte com risco de raios e trovoadas. A chuva também segue concentrada sobre o sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com alto risco para temporais. 

 

Chove fraco no extremo sul do Pernambuco, em Alagoas, Sergipe e na capital Salvador. Sol e tempo firme apenas no extremo sul baiano.

 

 

Tendência

A semana ainda começa com muita chuva sobre grande parte do Nordeste. Tem previsão para pancadas fortes no interior e sertão nordestino e desde o sul do Maranhão até o oeste da Bahia. O risco de transtornos segue elevado nos próximos dias!

 

 

+ mais notícias