Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Verão chegando ao fim: clima no Brasil em março de 2022

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

 


O verão 2021/2022 teve início em 21/12/2021 e termina em 20/03/2022. 

Março é o último mês do verão e as médias históricas de chuva têm grande redução, em relação à janeiro, sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Mas para a porção norte do Nordeste e do Norte do Brasil, março é um mês de muita chuva e em algumas áreas é o pico da estação chuvosa.


O fenômeno La Niña continua influenciando o Clima no Brasil em março. O oceano Atlântico na costa do Sudeste e do Sul já se aqueceu, o que inibe a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul. 


A porção do Atlântico na costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte está com temperatura menor do que o Atlântico Norte acima da linha do Equador. Isto vai afastar a ZCIT da costa norte do Nordeste, mas vai privilegiar o Amapá com mais chuva.

 

 

Destaques regionais


Confira os destaques do clima em março de 2022, para cada Região do país

 


Região Sul

 

A tendência de dias com pouca chuva se mantém em março. Episódios de calor intenso ainda podem ocorrer e também alguns eventos de frio, com possibilidade de geada na região serrana de Santa Catarina, mas sem risco para a agricultura.

 

 

Região Sudeste

Não há expectativa de formação de outra Zona de Convergência do Atlântico Sul. Mas com a grande disponibilidade de umidade e de calor sobre o país, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo e muitas podem ser fortes.

 

Atenção para eventos de chuva volumosa no leste da Região, que inclui toda a faixa litorânea, o leste de SP e a Grande SP, todo o estado do RJ, todo o ES e áreas da Zona da Mata mineira e Vale do Rio Doce. Lembrando que todas estas áreas já estão com histórico de solo encharcado devido à chuva volumosa de dezembro até agora.

 

 

Região Centro-Oeste

 

Março será com sol, calor e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite sobre quase todo o Centro-Oeste. Mas o clima seco e quente ainda vai predominar em MS. O nortão de MT terá chuva volumosa, por causa da influência de áreas de instabilidade que avançam do Norte do Brasil para a região.

 

 

Região Nordeste

 

Março é um mês de muita chuva sobre o norte do Nordeste, mas este ano a temperatura do Atlântico, na costa norte da região, não estará favorável para a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Assim, vai faltar chuva para o norte da Região, onde estão MA , PI, CE, RN e PB.

 

 

Região Norte

 

De forma geral, toda a Região continua tendo pancadas de chuva regulares, principalmente à tarde e à noite, e muitas podem ser fortes. A ZCIT vai atuar com mais força sobre o norte da Região Norte neste mês de março. Isto vai fazer com que os estados do AP, RR, o norte do PA e do  AM tenham mais chuva do que o normal.

 

Este é o último episódio do podcast O Clima entre Nós. Foram 107 episódios que você pode continuar aproveitando no nosso canal do Youtube, no site da Climatempo e nas principais plataformas de áudio. A Climatempo agradece a sua audiência. Boa escuta!

 

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias