Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Segunda-feira com temporais no centro-norte do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) permanece atuando do Norte ao Sudeste do Brasil durante essa segunda-feira e ainda espalha muita chuva entre leste de Mato Grosso, oeste e norte de GO, áreas centrais de Minas Gerais e oeste e norte do Rio De Janeiro. Uma área de baixa pressão atmosférica volta a espalhar nuvens carregadas na Região Sul e a atuação de uma Zona de Convergência de Intertropical (ZCIT) no litoral norte do Nordeste também deixa o céu carregado do norte do MA até o norte do CE.

 

 

Previsão do tempo para 21/02/2022 - segunda

Uma área de baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai canaliza umidade e se estende até o RS, no decorrer da segunda-feira. O sistema volta a espalhar chuva pelo RS e em grande parte da Região Sul. A chuva pode ocorrer com moderada a forte intensidade do centro-norte gaúcho até o extremo sul do PR e não se descarta a possibilidade de temporais isolados. No Sudeste a ZCAS continua atuando e a chuva ainda será forte em MG e RJ, inclusive sobre áreas já fragilizadas, como a Zona da Mata de MG e a Serra Fluminense. No centro e sul de São Paulo o predomínio será de sol e chuva fraca. Nas demais áreas o sol aparece intercalando com algumas pancadas de chuva. No Centro-Oeste a chuva começa a perder força, mas a ZCAS ainda ajuda a manter o céu muito carregado nas áreas do oeste de GO e leste de MT. O sol consegue aparecer mais nos três estados da Região e as pancadas de chuva intercalam com períodos de sol sobre o DF, leste de GO, MS e sul de MT. Os volumes serão menos expressivos.

 

No Nordeste há previsão de chuva em toda BA, com alto risco de temporais no oeste do estado. Do recôncavo baiano até o RN, o sol aparece e a chuva será fraca e localizada, em Salvador, tempo encoberto, com chuva desde cedo, com poucos períodos de sol. Ainda por conta do posicionamento da ZCIT, do norte do CE até o norte do MA o predomínio será de muitas nuvens e chuva ao longo do dia. No Norte do Brasil a chuva segue forte e volumosa no AC, o dia terá muitas nuvens em todo o estado e os volumes serão elevados, principalmente no oeste do estado, com condição para fortes temporais.

 

Foto de Fábio Rodrigues Pozzebom-Agência Brasil - <a href='/previsao-do-tempo/cidade/61/brasilia-df' >Brasília</a>, DF

Foto de Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil - Brasília, DF


 

Alertas meteorológicos para 21/02/2022 - segunda

 

Perigo para chuva forte: No centro e oeste do Acre.

 

Atenção para o risco de chuva forte em todas as capitais do país, com exceção de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campo Grande.

 

Alerta para temporais: Região metropolitana de BH, oeste e norte do Rio de Janeiro, norte do Rio Grande do Sul, oeste e sul de Santa Catarina, Acre, Rondônia, sul do Amazonas e norte do Piauí, Maranhã, Ceará e Amapá.

 

Atenção para chuva moderada a forte e raios, de forma isolada: Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul do Paraná, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, interior de Pernambuco, Ceará, Piauí, Tocantins, centro e norte do Amazonas, centro e sul de Roraima, Pará e centro e sul do Amapá.

 

 

 

+ mais notícias