Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Madagascar é atingido pelo terceiro Ciclone Tropical em 2022

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Foto: Tropical Cyclone Emnati - Stormgeo Vortex

Revisado por: Paula Soares.

 

Madagascar já está sendo atingido pelo terceiro Ciclone Tropical, neste ano de 2022.


Nas próximas horas, o ciclone tropical Emnati avançará mais para dentro de Madagascar, com o seu centro do sistema. Mas, no leste do estado, pelas estações pluviométricas, já foram registrados mais de 70mm, precisamente em Manajary.

 

A imagem abaixo indica que tenha chovido entre 40 e 100mm no leste e em pontos do norte de Madagascar. No entanto, vale ressaltar que na faixa norte do país também há a influência da Zona de Convergência Intertropical(ZCIT), que é uma banda de nuvens carregadas que se forma pelo encontro dos ventos nos dois hemisférios.

 

 

202202221200IO24

Acumulados de chuva entre às 09 horas do dia 21/02 e às 09 horas do dia 22/02 (horário de Brasília), estimadas pelo Satélite do canal Micro-ondas. Fonte: NOAA(Administração Oceânica e Atmosférica Nacional)

 

O Ciclone tropical Emnati chegou em alto mar do Oceano Indico, a uma velocidade de 201,2km/h, que equivale a categoria 3 da escala Saffir-Simpson, no dia 20/02. Neste início de terça-feira(22), sustenta uma velocidade do vento de 148,2km/h, o que equivale categoria 1 da escala de furacões. Essa redução da força do sistema, se deve ao atrito do sistema com a superfície da terra, de Madagascar, e o afastamento do Emnati das águas da superfície do mar mais quentes do Oceano Pacífico. 

 

20220222.1500.msg-4.ircolor.13S.EMNATI.75kts.970mb.20.6S.49.5E.100pc

 Imagem do Ciclone Tropical Emnati do início do dia 22/02/2022. Fonte:Fleet Numerical Meteorology and Oceanography Center(FNMOC)

 

Vale lembrar que o ciclone tropical se formou no dia 16 de fevereiro de 2022 e atua até o momento. A previsão é que até o dia 24 de fevereiro atue sobre Madagascar causando chuvas intensas, raios, ventos e ondas elevados, além de acumular facilmente mais de 400mm de chuva, em especial na metade sul e leste do país. 

 

gfs_apcpn_safr_10

Previsão de acumulados de chuva entre os dias 22 e 24 de fevereiro de 2022. Fonte: Modelo Numérico GFS(Global Forecast System) e TropicalTidbits.

 

Outros ciclones tropicais neste ano em Madagascar

Neste ano de 2022, houve o primeiro ciclone tropical, de nome Ana, que tingiu Madagascar, entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2022. Este sistema sustentava uma velocidade de 80,5km/h, o que se caracterizava como uma tempestade. E mesmo sendo uma tempestade, chegou a acumular na média entre 200 e 300mm no país, alguns pontos foram mais de do que esse valor.

 

O segundo foi o ciclone tropical de nome Batsirai, que também atingiu Madagascar, com ventos que chegaram aos 209,2km/h, o que equivale a um furacão de categoria 4 da escala Saffir-Simpson. Sua duração foi entre os dias 27 de janeiro e 08 de fevereiro de 2022, e causou acumulados entre 200 e 400mm, na média.

 

A formação deste furacão, na costa de Madagascar, se deve pela superfície do mar estar com temperaturas entre 28 e 29°C, onde o sistema ganha energia, por não ter variação dos ventos em altitude (ou seja, sem cisalhamento dos ventos), e pela fase da Oscilação Madden-Julian estar forte, na sua fase 3, que ajuda na formação e intensificação dos ciclones tropicais no Oceano Atlântico, nesta região do Oceano Índico.

 

tsmfuracao

Temperatura da superfície do Mar no Oceano Indico, próximo de Madagascar. Fonte: Universidade de Wisconsin-Madison

 

Saiba o que é um ciclone tropical, subtropical e extratropical

 

A Oscilação de Madden Julian (MJO) é de escala escala intra-sazonal e é também um deslocamento para leste de uma célula zonal de grande escala termicamente direta num período entre 20 e 60 dias, que causa variações na convecção tropical. E ela começa sempre pela região do Oceano Índico. Além disso, a MJO contribui também na posição e intensidade das áreas de alta pressão subtropical e correntes de jato de latitudes médias. Além disso, afeta nas monções pelo mundo e na intensificação e formação de ciclones tropicais, como mencionado acima.

 

Chuva dificulta entrada das máquinas no campo em Rondônia

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias