Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCAS se desfaz, mas Sudeste ainda tem temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

 

Foto: iStock

 

 

O recente episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul se desconfigura nesta terça-feira, mesmo assim, fortes pancadas de chuva continuam a ocorrer por quase todo o Brasil. O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e estimula a formação de nuvens carregadas em quase todos os estados brasileiros. 

 

Uma frente fria avança pelo litoral catarinense enquanto outra se afasta de São Paulo.

Fortes pancadas de chuva continuam a ocorrer sobre o país, incluindo os locais que sofreram com enchentes na semana passada.

 

Atenção para muita chuva em algumas áreas

 

Nesta terça-feira, a Climatempo chama a atenção para muita chuva sobre leste e sul de Santa Catarina, região da Grande Belo Horizonte, da Zona da Mata Mineira e região serrana do Rio De Janeiro.

 

Também chove forte na região do Acre, do sul do Amazonas e do norte de Rondônia elevando ainda mais o nível dos rios. As  bacias dos rios Acre, Doce e São Francisco estão na cota de inundação, segundo o monitoramento feito pelo Serviço Geológico do Brasil.

 

 

Situação das bacias hidrológicas em 21/2/2022

 

 

Confira alguns volumes de chuva muito elevados registrados entre os dias 21 e 22 de fevereiro de 2022 pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais

 

Jaraguá do Sul (SC): 82,4 mm em 1h

Silva Jardim (RJ):  63,8 mm em 2h

Duque de Caxias/Xerém (RJ): 40,6 mm em 1h

Nova Friburgo (RJ): 111,4 mm em 12h

Morada Nova (CE): 95,6 mm em 24h

Murici (AL): 76,8 mm em 24h

Pirapora (MG): 74,0 mm em 24h

+ mais notícias