Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Calor e pancadas de chuva no Brasil nesta segunda-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

 

Nesta segunda-feira uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil e reforça as instabilidades na Região.  A Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a chuva mais intensa na costa norte do país e um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis contribui para a formação de nuvens carregadas em áreas do Nordeste do Brasil. A maior parte do país segue quente e com pancadas de chuva nesta segunda.


Previsão do tempo para  28/02/2022   - segunda

A Região Sul segue com alerta para temporais ao longo desta semana. Nesta segunda, com o avanço da frente fria, já há expectativa para tempestades no estado gaúcho e em áreas do sul e oeste de Santa Catarina. O Paraná ainda terá um dia com sol, calor e pancadas isoladas de chuva apenas no período da tarde.


No Sudeste e no Centro-Oeste, as pancadas são isoladas, principalmente a partir da tarde. Faz muito sol e o calor segue intenso. Não há previsão de chuva em muitas cidades do interior de São Paulo, no litoral paulista e também no litoral do Rio De Janeiro. A Grande SP até terá um pouco de chuva à tarde, mas o calor predomina e, inclusive, há chance de um novo recorde de calor na capital neste início de semana. (Até o momento, a maior temperatura desde o início do verão é de 33,8°C, segundo dados do INMET.)


No Nordeste, o interior segue mais seco, enquanto a chuva persiste nas áreas litorâneas, inclusive nas capitais. Há risco para chuva moderada a forte entre  Salvador, Aracajú, Maceió, Recife e João Pessoa e entre Fortaleza, Teresina e São Luís. Mesmo assim, o sol aparece em toda Região e continua quente.

 

Foto: IStock


Alertas meteorológicos para 28/02/2022

Mesmo de forma isolada, não se descarta o risco de chuva moderada a forte no Centro-Oeste do Brasil, em Minas Gerais e no Espírito Santo.


Há risco de chuva forte em alguns pontos de Santa Catarina e no interior do Paraná


Atenção para chuva moderada a forte no litoral da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba e entre o Ceará, Piauí e Maranhão, inclusive nas capitais destes estados.


Alerta para temporais, com altos volumes acumulados, no estado do Rio Grande do Sul e sul e oeste de Santa Catarina.


Alerta para temporais no litoral do Amapá e no Amazonas

 

+ mais notícias