Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio Grande do Sul volta a ter temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

Por Paula Soares e Fabiene Casamento

 

A chuva voltou a se espalhar sobre o Rio Grande do Sul durante o período do carnaval e a tendência é de mais chuva no decorrer dos próximos dias no estado. Com o grande acumulado de chuva entre o fim de semana e a próxima semana, alguns transtornos podem acontecer no estado gaúcho.

 

Estiagem trouxe reflexos para a olivicultura no RS

 

Mais chuva

No final de semana, há riscos para temporais, com raios, rajadas de vento e até queda de granizo pelo estado do Rio Grande do Sul. Atenção com acumulados mais elevados na metade sul gaúcha, mas não se descartam danos nas demais localidades, como em Porto Alegre, que terá também temporais, com potencial para granizo.


No sábado, 5 de março, vários sistemas meteorológico vão influenciar as condições do tempo no estado: há o avanço de uma frente fria, mais um corredor de umidade que vem da Região Norte do país e o calor, além de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste do estado. No final do sábado e no decorrer do domingo (06), há a formação de uma área de baixa pressão atmosférica na costa do Rio Grande do Sul.

 

O sol ainda vai aparecer e continua muito quente no sábado, mas a chuva já pode vir com moderada a forte intensidade, com raios rajadas de vento. Em Porto Alegre a chuva chega à noite. O domingo já será marcado por mais nebulosidade e com chuva já acontece no período da manhã em muitos municípios.

 

Até início do dia 09 de março estima-se um volume de chuva entre 70 e 150mm em média sobre as regiões da Campanha, Fronteira Gaúcha, sul, e parte do centro e norte e nordeste do estado gaúcho. Entre os dias 09 e 13 de março, os volumes de chuva ficam em média entre 100 e 150mm na metade norte do estado.

 

 

download (3)

Acumulados de chuva previstos entre os dias 04/03/2022 e 08/03/2022. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System(GFS)

 

download (75)

 Acumulados de chuva previstos entre os dias 09/03/2022 e 13/03/2022. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System(GFS)

 

image (4)

 Acumulados de chuva previstos entre os dias 04/03/2022 e na manhã de 09/03/2022. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Weather Research and Forecasting (WRF)

 

 

 

 

Tendência

No início da segunda-feira (07) a formação logo cedo de um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, dará origem a uma frente fria no final do dia, favorecendo a ocorrência de mais chuva intensa e acumulados elevados pelo Rio Grande do Sul. Os maiores volumes são previstos para a metade sul e a faixa norte do estado, como regiões da Campanha, Fronteira Oeste, região central, sul, centro-sul, metropolitana de Porto Alegre e serra gaúcha.

 

Na terça-feira (08) o avanço de uma área de alta pressão atmosférica, que traz um ar mais seco e vem na retaguarda da frente fria, deixa o tempo firme na maior parte do Rio Grande do Sul, com chuva apenas nas faixas norte e oeste do estado, que são fortes ao longo do dia.

 

Na quarta(09) e quinta-feira (10) o destaque é a formação de um novo ciclone extratropical entre a costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, com condições para  tempo severo no Rio Grande do Sul, com rajadas de vento e com acumulados que prometem ser elevados. Esse ciclone dá origem a uma frente fria na quinta, e ainda atua na sexta-feira (11), mas as instabilidades também terão um reforço de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da Região Sul.

 

No decorrer do sábado da semana que vem, dia 12 de março, a expectativa é de tempo mais firme, por conta da entrada de uma massa de ar seco, que vem na retaguarda da frente fria.

 

Por que tanta chuva?

As chuvas ficam concentradas no Sul do país por muito tempo devido ao escoamento bloqueado, que é uma circulação anticiclônica, nos médios níveis da atmosfera, que impede que os sistemas se desloquem para o Sudeste. Com isso, as frentes frias têm ficado mais concentradas sobre o litoral do Sul do Brasil, sem avançar para as demais áreas. Além da circulação de ventos na Região, o forte aquecimento e os sistemas de baixa pressão.

 

Temperaturas

Com relação às temperaturas, até a segunda-feira (07) o calor ainda persiste pelo Rio Grande do Sul.

 

1.

Média das temperaturas máximas entre os dias 04/03/2022 e 08/03/2022. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System(GFS)

 

 

As temperaturas ficam amenas a partir do dia 08 de março devido ao tempo mais fechado. Entre os dias 11 e 12, as temperaturas ficam mais baixas pelo estado.

 

2.

Média das temperaturas máximas entre os dias 09/03/2022 e 13/03/2022. Fonte: Climatempo e pelo modelo numérico Global Forecast System(GFS)

 

 

Fevereiro fechou com extremos nas capitais do RS e GO

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias